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Mapas mentais como instrumento de análise de conhecimentos prévios

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dc.contributor.advisor Debom, Camila Riegel pt_BR
dc.contributor.author Fachi, Everton pt_BR
dc.date.accessioned 2024-02-02T19:32:53Z pt_BR
dc.date.available 2024-02-02T19:32:53Z pt_BR
dc.date.issued 2018 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1017
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo identificar as potencialidades da ferramenta mapa mental, com o intuito de mapear e verificar conhecimentos prévios. Para sua fundamentação teórica, utilizamos a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel, as obras de Tony Buzan, idealizador dos mapas mentais, e de Joseph Novak, criador dos mapas conceituais. O estudo envolveu uma revisão de literatura em seis revistas nacionais que abordam o tema Ensino em Física e Ciências. Os resultados desta pesquisa demostraram que a ferramenta ainda é pouco utilizada por pesquisadores. Discute-se que o mapeamento de informações existentes na estrutura cognitiva do indivíduo, que consiste na análise dos mapas mentais elaborados pelos alunos, permite identificar falhas ou lacunas conceituais de aprendizagem, e os resultados obtidos através do mapeamento podem auxiliar no planejamento e na elaboração dos planos de aula. A proposta inicial consistiu na aplicação da ferramenta mapas mentais em duas turmas do Ensino Médio (uma turma de primeiro ano e uma de terceiro ano) de uma escola localizada na cidade de Bento Gonçalves/RS, em novembro de 2018. Em um primeiro momento, mostramos a ferramenta mapa mental aos alunos, fazendo uso de uma apresentação de slides. Os slides continham uma breve descrição de mapas mentais, um passo a passo que explorava sua elaboração e, ao final, mostramos uma série de exemplos para inspirar os alunos. Astronomia foi escolhido como termo gerador e a análise dos mapas mostrou que os alunos apresentam deficiências quanto às noções de corpos astronômicos e também dificuldades no que diz respeito aos seus movimentos. Para melhorar essa situação, antes de uma possível aula com novos conteúdos sobre Astronomia, o professor deveria elaborar um material introdutório, a fim de preencher as lacunas de conhecimento diagnosticadas. Concluímos que mapas mentais são uma ótima ferramenta, e que, de fato, apresentam um enorme potencial para o mapeamento de conhecimentos prévios. A falta de artigos sobre o assunto e o tempo de análise dos mapas agem como limitadores, e podem desencorajar novos usuários a utilizar esta técnica. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Física pt_BR
dc.title Mapas mentais como instrumento de análise de conhecimentos prévios pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2018 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Física pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


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