dc.contributor.advisor |
Oliveira, Maria Augusta Martiarena de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Tusset, Franciane |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023 |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-07-27T15:05:18Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/818 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo, em nível de Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), consistiu em identificar e compreender os impactos gerados pelo dimensionamento de pessoal, na atuação dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs). Os Técnicos Administrativos em Educação são servidores públicos de carreira, que exercem atividades específicas, atuando junto a Instituições Federais de Ensino. Para estas instituições alcançarem seus objetivos e missão, perante a sociedade, faz-se necessário servidores docentes e Técnicos Administrativos, sendo estes últimos os executores das atividades-meio, como atividades administrativas e serviços de apoio. O processo de dimensionamento dos servidores TAEs, ocorre basicamente pelas atribuições legais inerentes aos cargos que exercem, dotado de uma visão técnica com sentido estratégico e gerencial. No entanto, na maioria das vezes, neste processo, não são
observados ou considerados como critérios complementares, os aspectos
individuais e pessoais do servidor, como o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e trajetória, além de outras variáveis que podem vir a interferir e influenciar no desempenho e atuação deste profissional. O estudo tem por objetivo identificar quais os reflexos gerados pelo dimensionamento dos servidores TAEs, especificamente nos cargos de Auxiliar em Administração e Assistente em Administração, lotados no IFRS - Campus Alvorada. Buscou compreender quais fatores organizacionais possibilitam uma atuação plena deste trabalhador da Educação. Reconhecendo seu papel como agente ativo no processo educativo, relacionando a interação das atividades-meio com a atividade fim da instituição. A pesquisa foi realizada junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Alvorada, bem como o desenvolvimento do produto educacional proposto, com o intuito de intervir e auxiliar os gestores na adoção de uma metodologia no processo de elaboração e implantação de um plano de dimensionamento de pessoal, através da identificação dos principais reflexos gerados pelo dimensionamento na atuação dos servidores. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present study, at the level of the Professional Master's Program in
Professional and Technological Education (ProfEPT), consisted of identifying and understanding the impacts generated by the dimensioning of personnel, in the performance of Administrative Technicians in Education (TAEs). Administrative Technicians in Education are career civil servants, who carry out specific activities, working with Federal Education Institutions. For these institutions to achieve their objectives and mission, before society, it is necessary to teach staff and Administrative Technicians, the latter being the executors of support activities, such as administrative activities and support services. The sizing process o TAEs servants basically occurs due to the legal attributions inherent to the positions they hold, endowed with a technical vision with a strategic and managerial sense. However, most of the time, in this process, the individual and personal aspects of the server are not observed or considered as complementary criteria, such as the set of knowledge, skills, attitudes and trajectory, in addition to other variables that may interfere and influence the performance and performance of this professional. The study aims to identify the effects generated by the dimensioning of TAEs servers,
specifically in the positions of Administration Assistant and Administration Assistant, assigned to the IFRS - Campus Alvorada. It sought to understand which organizational factors enable a full performance of this Education worker. Recognizing its role as an active agent in the educational process, linking the
interaction of secondary activities with the core activity of the institution.The research was carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul - Campus Alvorada, as well as the development of the proposed educational product, with the aim of intervening and assisting managers in adopting a methodology in the elaboration process and implementation of a personnel dimensioning plan, through the identification of the main effects generated by the dimensioning in the performance of the servers. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Profissional e Tecnológica |
en_US |
dc.subject |
Administração de pessoal |
en_US |
dc.subject |
Administração pública |
pt_BR |
dc.subject |
Dimensionamento de pessoal |
pt_BR |
dc.subject |
Servidores públicos |
pt_BR |
dc.title |
O dimensionamento e seus reflexos na atuação dos técnicos administrativos em educação no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Alvorada |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
mestrado |
pt_BR |
dc.degree.date |
2023 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |