Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A Práxis Educativa no Currículo do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional

Show full item record

Title: A Práxis Educativa no Currículo do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional
Author: Santos, Vanderlei Souto dos
Abstract: A temática central deste trabalho de pesquisa é a práxis educativa no currículo do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional - EMIEP. Denominado “A práxis educativa no currículo do ensino médio integrado à educação profissional” teve como objetivo analisar o currículo do EMIEP para compreender quais procedimentos didáticos, pedagógicos e curriculares estão sendo adotados no desenvolvimento da práxis educativa no curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Na mesma direção, os objetivos específicos arrolados foram: Analisar o currículo do EMIEP; Entender o processo de ensino e de aprendizagem no EMIEP; Caracterizar o contexto da práxis educativa presente no EMIEP; Identificar os procedimentos didáticos, pedagógicos e curriculares que estão sendo utilizados no currículo e no processo de ensino e de aprendizagem do EMIEP; Compreender até que ponto a práxis educativa está presente na estrutura curricular do EMIEP; Produzir um produto educacional que auxilie professores e demais profissionais da educação no desenvolvimento da práxis educativa no currículo do EMIEP. O problema desta investigação foi o seguinte: Considerando a proposta curricular do EMIEP, quais procedimentos didáticos, pedagógicos e curriculares estão sendo adotados visando o desenvolvimento da práxis educativa no curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio? O referencial teórico desta pesquisa está concentrado nas obras de Marise Ramos (2005, 2010, 2014), Gaudêncio Frigotto (2005, 2008, 2018) e Karl Marx (2007, 2011, 2019). Tratou-se de uma pesquisa do tipo exploratória e foi desenvolvida seguindo abordagem que se assenta predominantemente em uma perspectiva qualitativa e dialética, acompanhada por um tratamento quantitativo correspondente, seguindo os movimentos e contradições próprios dos espaços educativos. Foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica que fundamentou e orientou este trabalho, embasando-se em materiais já publicados sobre as temáticas EMIEP, práxis educativa, currículo e educação profissional e tecnológica, análise documental de dois projetos pedagógicos de dois cursos Técnicos em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, abarcando dos campi (Campus Osório e Campus Viamão), sendo dois (2) cursos da referida instituição, escolhidos de forma aleatória, onde foi realizada pesquisa de campo envolvendo entrevistas com os dois (2) coordenadores desses cursos e aplicado um questionário a professores de cada curso, sendo dois da formação geral e outros dois da formação técnica no Campus Osório, também dois da formação geral e outros três da formação técnica no Campus Viamão, perfazendo a participação de nove (9) professores no total, escolhidos de forma aleatória, por meio de sorteio. Os dados obtidos foram analisados de forma interligada e interdependente em confrontação com os referenciais teóricos resultantes da pesquisa bibliográfica, em uma perspectiva de análise dialética. Esta análise dos achados no campo de pesquisa revelou a organização dos currículos dos cursos investigados e sua relação com a práxis educativa que é exercida pelos docentes dos dois campi investigados, bem como evidenciou os procedimentos didáticos, pedagógicos e curriculares utilizados na proposta curricular e nos processos de ensino e de aprendizagem. Por meio deste estudo científico, bem como a elaboração e execução de um produto educacional correspondente, buscou-se contribuir para o desenvolvimento da práxis educativa no currículo do EMIEP no âmbito dos cursos de Ensino Médio analisados – contribuição que poderá ser utilizada em outros cursos similares.The central theme of this research work is the educational praxis in the curriculum of Secondary Education Integrated to Professional Education - EMIEP. Entitled “Educational praxis in the secondary education curriculum integrated with professional education”, it aimed to analyze the EMIEP curriculum to understand which didactic, pedagogical and curricular procedures are being adopted in the development of educational praxis in the Technical Course in Administration Integrated to Secondary Education. In the same direction, the specific objectives listed were: To analyze the EMIEP curriculum; Understand the teaching and learning process at EMIEP; Characterize the context of educational praxis present in EMIEP; Identify the didactic, pedagogical and curricular procedures that are being used in the curriculum and in the teaching and learning process of EMIEP; Understand the extent to which educational praxis is present in the curricular structure of EMIEP; Produce an educational product that helps teachers and other education professionals in the development of educational praxis in the EMIEP curriculum. The problem of this investigation was the following: Considering the curricular proposal of EMIEP, what didactic, pedagogical and curricular procedures are being adopted aiming at the development of educational praxis in the Technical Course in Administration Integrated to High School? The theoretical framework of this research is concentrated in the works of Marise Ramos (2005, 2010, 2014), Gaudêncio Frigotto (2005, 2008, 2018) and Karl Marx (2007, 2011, 2019). It was an exploratory research and was developed following an approach that is predominantly based on a qualitative and dialectical perspective, accompanied by a corresponding quantitative treatment, following the movements and contradictions of educational spaces. It was carried out based on a bibliographical research that supported and guided this work, based on materials already published on the themes EMIEP, educational praxis, curriculum and professional and technological education, documental analysis of two pedagogical projects of two Technical courses in Administration Integrated to the High School of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul - IFRS, covering two campuses (Campus Osório and Campus Viamão), with two (2) courses from the said institution, chosen at random, where a survey of field involving interviews with the two (2) coordinators of these courses and applied a questionnaire to teachers of each course, two of the general training and two others of technical training at Campus Osório, also two of general training and three others of technical training at Campus Viamão, with the participation of nine (9) teachers in total, chosen at random, through a draw. The data obtained were analyzed in an interconnected and interdependent way in comparison with the theoretical references resulting from the bibliographical research, in a perspective of dialectical analysis. This analysis of the findings in the research field revealed the organization of the curricula of the investigated courses and their relationship with the educational praxis that is exercised by the professors of the two investigated campuses, as well as evidenced the didactic, pedagogical and curricular procedures used in the curricular proposal and in the processes of teaching and learning. Through this scientific study, as well as the elaboration and execution of a corresponding educational product, we sought to contribute to the development of educational praxis in the EMIEP curriculum within the scope of the High School courses analyzed – a contribution that could be used in other similar courses.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/817
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789817.pdf 1.051Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account