Afinal, o que são as Ações Afirmativas no contexto da EPT? Subsídios para o aprimoramento das políticas institucionais a partir da escuta de integrantes dos NAAFs do IFRS.
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Prestes, Liliane Madruga |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Souza, Jorge Luiz dos Santos de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023 |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-06-06T20:15:37Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/796 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa teve como objetivo investigar quais concepções permeiam a atuação dos integrantes dos Núcleos de Ações Afirmativas analisando em que medida repercutem na consolidação das políticas institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Tal estudo está vinculado à linha de Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado em rede, tendo o IFRS como instituição associada. No tocante à metodologia adotada, caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa, incluindo a revisão bibliográfica e análise documental das políticas institucionais que pautam as ações afirmativas no âmbito da rede federal de EPT e, especificamente, no contexto do IFRS. Quanto ao engajamento no estudo, foi realizada a pesquisa participante e incluindo a escuta de integrantes dos Núcleos de Ações Afirmativas (NAAfs). Tal participação foi realizada mediante a aplicação de um questionário disponibilizado por meio do google forms. Os dados produzidos foram sistematizados culminando na elaboração de um produto educacional no formato de um guia com subsídios teóricos visando o aprimoramento e/ou redimensionamento das práticas desenvolvidas pelas equipes que compõem os NAAfs. Além disso, visa inspirar outras iniciativas voltadas à implementação e/ou consolidação das políticas institucionais de ações afirmativas e ações de ensino voltadas à formação inicial e continuada sobre as temáticas afetas núcleo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present aimsto investigate which conceptions permeate the performance of members of the Affirmative Actions Centers, analyzing to what extent they affect the consolidation of Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS) institutional policies, thus producing theoretical and
methodological subsidies tha tenhance and promote initial and continuing education. For this, we Will adopt a qualitative approach through participatory researchand in data collection we will use documentary research. The study Will also have the participation of members of the affirmative action core (NAAf), through the application of a questionnaire to be made available through sharing through google forms. The data produced Will be used to prepare a guide with theoretical support aimed at improving and/or resizing the practices developed by the teams that make up the NAAf's. It also aims to promote the implementation and/or consolidation of institutional policies for affirmative action and for the development of actions aimed at initial and continuing education on issues affecting the nucleus. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Profissional e Tecnológica |
pt_BR |
dc.subject |
Ações afirmativas |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Programas de ação afirmativa |
pt_BR |
dc.title |
Afinal, o que são as Ações Afirmativas no contexto da EPT? Subsídios para o aprimoramento das políticas institucionais a partir da escuta de integrantes dos NAAFs do IFRS. |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
mestrado |
pt_BR |
dc.degree.date |
2023 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account