dc.contributor.advisor |
Vieira, Josimar de Aparecido |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Leal, Cassiano Noimann |
|
dc.date.accessioned |
2022 |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-04-18T19:54:09Z |
|
dc.date.available |
2023-04-18T19:54:09Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/788 |
|
dc.description.abstract |
O universo da juventude é repleto de sentimentos, sendo natural que os jovens, de modo geral, vivenciem, em algum momento da vida, anseios, angústias profissionais, confrontos, desejos e emoções variadas. É bastante comum que eles queiram viver o presente, apresentando-se, muitas vezes, de modo ágil, cuja expressão se materializa em mudança de atividades/ações. Em outras palavras, os jovens não têm medo de correr riscos. Nesse movimento está a educação escolarizada do Ensino Médio e o processo de inserção profissional, impulsionando esta investigação, sob o título: “Os jovens do Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca e o processo de inserção ao mundo do trabalho”. Desse modo, o presente estudo pretende analisar as principais alternativas (caminhos) disponíveis na sociedade contemporânea para a inserção dos jovens no mundo do trabalho, assim como as dificuldades e perspectivas encontradas nesse processo. O resultado de tal análise tem como finalidade produzir um produto educacional que contribua para esclarecer questões pertinentes à temática, promovendo a participação dos jovens na sociedade. Além disso, busca contribuir para o desenvolvimento de uma Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que contemple uma formação humana integral. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com uma dimensão exploratória, a qual foi desenvolvida seguindo uma abordagem que se assenta em uma perspectiva qualitativa e dialética, seguindo os movimentos e contradições próprios dos espaços educativos, dos diferentes contextos das juventudes contemporâneas, considerando-se seus múltiplos aspectos. O estudo foi estruturado a partir de uma pesquisa bibliográfica que fundamentou e orientou o mesmo, considerando materiais já publicados sobre as temáticas de juventudes, mundo do trabalho e EPT, valendo-se ainda de levantamento, cujo procedimento se deu por meio de questionários. Os questionários foram elaborados com questões abertas e fechadas a jovens estudantes que residem na zona sul do município de Porto Alegre/RS, oriundos do Ensino Médio, no Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca, com foco em 2 grupos distintos. O 1º grupo compreendeu estudantes que atuavam no “Programa Jovem Aprendiz”. Já o 2º grupo, contemplou estudantes que compunham suas atividades em “Estágios remunerados curriculares não obrigatórios”. Do recorte adotado (88 estudantes), 40% (35 alunos) participaram efetivamente da pesquisa. Estes, realizavam estágios remunerados curriculares não obrigatórios ou se encontravam inseridos no programa Jovem Aprendiz. Após a aplicação dos questionários foi possível destacar as principais alternativas (caminhos) disponíveis na sociedade contemporânea para a inserção dos jovens no mundo do trabalho e as dificuldades e perspectivas que estão sendo encontradas nesse transcurso. A partir desta compreensão foi produzido um produto educacional – um guia no formato digital –, que esclarece questões pertinentes à temática e incentiva a participação dos jovens na sociedade atual, auxiliando-os a compreender o processo de inserção profissional no mundo do trabalho e tornando-os autônomos e independentes. |
en_US |
dc.description.abstract |
The universe of youth is full of feelings, and it is natural that young people, in general, experience, at some point in their lives, anxieties, professional anguish, confrontations, desires, and various emotions. It is quite common that they want to live the present, often presenting themselves in an agile way, whose expression materializes in changes of activities/actions. In other words, young people are not afraid to take risks. In this movement it is the high school education and the process
of professional insertion, driving this research, under the title: "The youth of the Odila Gay da Fonseca State High School and the process of insertion into the world of work". In this way, the present study intends to analyze the main alternatives (paths) available in contemporary society for the insertion of young people into the world of
work, as well as the difficulties and perspectives encountered in this process. The result of such analysis aims to produce an educational product that contributes to clarify issues relevant to the theme, promoting the participation of young people in society. In addition, it seeks to contribute to the development of a Professional and Technological Education (PTE) that contemplates an integral human formation. This is a descriptive type of research, with an exploratory dimension, which was developed following an approach that is based on a qualitative and dialectical perspective, following the movements and contradictions proper of the educational spaces, of the different contexts of contemporary youth, considering their multiple aspects. The study was structured on the basis of a bibliographic research that supported and guided it, taking into account materials already published on the themes of youth, the world of work, and PTE. The questionnaires were prepared with open and closed questions to young students who live in the southern part of the city of Porto Alegre/RS, from the Odila Gay da Fonseca State High School, focusing on two distinct groups. The 1st group comprised students who worked in the "Young Apprentice Program". The second group, on the other hand, included students who were involved in "Non-Compulsory Curricular Remunerated Internships". From the adopted cut (88 students), 40% (35 students) effectively participated in the research. These students were doing non-mandatory paid internships or were enrolled in the Young Apprentice Program. After the application of the questionnaires, it was possible to highlight the main alternatives (paths) available in contemporary society for the insertion of young people in the world of work and the difficulties and perspectives that are being encountered in this process. From this understanding it was produced an educational product – a guide in digital format –, which clarifies issues relevant to the theme and encourages the participation of young people in today's society, helping them to understand the process of professional insertion in the world of work and making them autonomous and independent. |
en_US |
dc.format.mimetype |
pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Profissional e Tecnológica |
en_US |
dc.subject |
Mundo do trabalho |
en_US |
dc.subject |
Juventude |
en_US |
dc.title |
Os jovens do Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca e o processo de inserção no mundo do trabalho |
en_US |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
mestrado |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |