dc.contributor.advisor |
Oliveira, Maria Augusta Martiarena de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Albrecht, Cristina Arthmar Mentz |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-04-03T19:55:13Z |
|
dc.date.available |
2023-04-03T19:55:13Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/783 |
|
dc.description.abstract |
A privatização de espaços de ensino público ganha força na perspectiva neoliberal,
à medida que é justificada tanto pela falta de recursos do estado em manter a instituição,
quanto pela busca da eficiência e produtividade. Esse trabalho tem como objetivo analisar
como o Instituto de Educação General Flores da Cunha atende aos indicadores
considerados relevantes pela corrente neoliberal, mas, apesar disso, constitui-se como
objeto de privatização do governo do Estado, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A
pesquisa documental ocorreu no site eletrônico do Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, no qual foram coletadas as taxas de rendimento
escolar (aprovação, reprovação e abandono). As taxas foram comparadas com dados de
escolas públicas com mais de 1000 matrículas de escolarização localizadas no município de
Porto Alegre, sendo mais trinta e quatro instituições de Ensino Fundamental e mais
dezessete instituições de Ensino Médio. A comparação entre as escolas no período
estudado mostrou que, de forma geral, o Instituto de Educação General Flores da Cunha
apresentou maiores taxas de aprovação e menores taxas de reprovação. Dessa forma,
ratifica-se a importância da instituição como espaço de ensino já instalado, atendendo aos
índices exigidos, inclusive, pelos interesses neoliberais de eficiência, produtividade e
eficácia. Apesar disso, observa-se que o estado impõe o projeto de caráter neoliberal de
forma unilateral, uma vez que a comunidade escolar se opõe ao projeto privatista e
reivindica a volta do espaço como ambiente de ensino. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The privatization of public education spaces gains strength in the neoliberal
perspective, as it is justified both by the lack of state resources to maintain the institution,
and by the pursuit of efficiency and productivity. This work aims to analyze, how the Instituto
de Educação General Flores da Cunha meets the indicators considered relevant by the
neoliberal current, but, despite this, it is constituted as an object of privatization by the state
government, in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The documentary research took place on
the website of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira,
where school performance rates (passing, failing and dropping out) were collected. The rates
were compared with data from public schools with more than 1000 school enrollments
located in the city of Porto Alegre, with over thirty-four institutions of Elementary Education
and over seventeen institutions of Secondary Education. The comparison between the
schools in the studied period showed that, in general, the Instituto de Educação General
Flores da Cunha had higher approval rates and lower failure rates. In this way, the
importance of the institution as an already installed teaching space is ratified, meeting the
required rates, including the neoliberal interests of efficiency, productivity and effectiveness.
Despite this, it is observed that the state unilaterally imposes the neoliberal project, since the
school community opposes the privatist project and claims the return of the space as a
teaching environment. |
en_US |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.title |
Privatização de espaço público na educação: o caso do Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre, RS |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Educação Básica e Profissional |
pt_BR |