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Juventudes e mundo do trabalho: desafios para a educação profissionalizante

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Title: Juventudes e mundo do trabalho: desafios para a educação profissionalizante
Author: Emerim, Marcos Elias
Abstract: Este trabalho, denominado “Juventudes e mundo do trabalho: desafios para a educação profissionalizante”, teve como objetivo analisar perspectivas/possibilidades que as juventudes apontam sobre o mundo do trabalho e o processo de inserção profissional no mesmo a partir das suas diferentes realidades, com a finalidade de produzir um produto educacional que contribua para elucidar questões pertinentes à temática e promover a participação mais efetiva dos jovens na (des)construção das atuais bases históricas do desenvolvimento capitalista e a consequente atuação da Educação Profissionalizante, especialmente a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Foi desenvolvido por meio de uma pesquisa do tipo descritiva, com uma dimensão exploratória, seguindo abordagem que se assentou predominantemente numa perspectiva qualitativa e dialética, acompanhada por um tratamento quantitativo, de acordo com os movimentos e contradições próprios dos espaços e grupos pesquisados. Contou com pesquisa bibliográfica que fundamenta e orienta o trabalho, embasada em materiais já publicados sobre as temáticas de juventudes, mundo do trabalho e EPT; bem como com pesquisa de campo, definida como estudo de caso, a qual envolveu sujeitos que residem no município de Sapucaia do Sul – RS e outras localidades do estado, com foco em dois grupos distintos: em um grupo, estudantes de ensino médio integrado à educação profissional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; no outro grupo, trabalhadores de diferentes áreas que tiveram/têm experiências distintas quando jovens na sua formação na educação básica. A coleta de dados, nos dois casos, foi realizada por meio da aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, tendo-se pesquisado 40 indivíduos no total - 30 estudantes pertencentes ao primeiro grupo e 10 trabalhadores no segundo. Os dados obtidos foram analisados de forma interligada e interdependente em confronto com os referenciais teóricos resultantes da pesquisa bibliográfica, em uma perspectiva de análise dialética. Por meio desses procedimentos, chegou-se a resultados que permitiram constatar aspectos tais como: há uma diversidade importante e significativa nos IFs, jovens de diferentes classes sociais, perfis/identidades individuais, raças/etnias e origens socioculturais que conseguiram o acesso ao ensino profissionalizante ofertado nessas instituições; há questões socioeconômicas/de classe, familiares/culturais e ideológicas que influenciam, positiva e/ou negativamente, na formação e trajetória dos estudantes. No outro grupo de pesquisa, identificou-se que, de modo geral, os indivíduos melhores situados no mundo do trabalho (financeiramente, em posições de trabalho mais valorizadas no capitalismo, etc.) são aqueles que possuem maior escolaridade e que afirmaram terem tido maior estrutura familiar e condições socioeconômicas, bem como incentivo do meio cultural, para se desenvolverem como indivíduos e profissionalmente; identificaram-se também questões ideológicas (ideários neoliberais) na posição desses sujeitos. A partir deste estudo, construiu-se um produto educacional que busca contribuir para a idealização e o desenvolvimento de iniciativas educacionais voltadas para a formação/orientação de jovens oriundos de diferentes realidades socioeconômicas e culturais (sobretudo a classe trabalhadora), o qual se constitui em um glossário que apresenta e explica termos e conceitos próprios das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Esse produto, denominado “Glossário Conceitual da Educação Profissional e Tecnológica”, destina-se a servir como instrumento de informação e formação para professores/equipes pedagógicas que atendem ao nível do ensino médio, para que esses profissionais sejam incentivados a pensarem a formação profissional dos jovens estudantes, numa perspectiva crítica e transformadora, e com isso venham a desenvolver ações a partir de suas próprias realidades. Ademais, acredita-se que o trabalho ora apresentado possui o papel de propor o debate e a reflexão crítica acerca das temáticas abordadas, tal como foi de grande valia para a minha própria formação profissional/pessoal bem como para a minha carreira acadêmica.This work, called "Youth and the world of work: challenges for vocational education", aimed to analyze the perspectives/possibilities that young people point out about the world of work and the process of professional insertion in it from their different realities, in order to produce an educational product that contributes to elucidate issues relevant to the theme and promote the most effective participation of young people in the (de)construction of the current historical bases of capitalist development and the consequent performance of Vocational Education, especially Vocational and Technological Education (VET). It was developed through a descriptive research, with an exploratory dimension, following an approach that was predominantly based on a qualitative and dialectic perspective, accompanied by a quantitative treatment, according to the movements and contradictions of the researched spaces and groups. It relied on bibliographic research to ground and guide the work, based on materials already published on the themes of youth, the world of work, and EFA; as well as field research, defined as a case study, which involved subjects who live in the city of Sapucaia do Sul - RS and other locations in the state, focusing on two distinct groups: in one group, high school students integrated to professional education at the Federal Institutes of Education, Science and Technology; in the other group, workers from different areas who had/have distinct experiences when young in their training in basic education. Data collection, in both cases, was carried out through the application of a questionnaire with open and closed questions, having surveyed 40 individuals in total - 30 students belonging to the first group and 10 workers in the second. The data obtained was analyzed in an interconnected and interdependent way in confrontation with the theoretical references resulting from the bibliographic research, in a dialectic analysis perspective. Through these procedures, we reached results that allowed us to verify aspects such as: there is an important and significant diversity in the FIs, young people from different social classes, individual profiles/identities, races/ethnicities, and sociocultural backgrounds who have gained access to the professional education offered in these institutions; there are socioeconomic/class, family/cultural, and ideological issues that influence, positively and/or negatively, the students' formation and trajectory. In the other research group, it was identified that, in general, the individuals who are better situated in the world of work (financially, in more valued working positions in capitalism, etc.) are those who have a higher level of education and who claimed to have had a greater family structure and socioeconomic conditions, as well as encouragement from the cultural environment, to develop as individuals and professionally; ideological issues (neoliberal ideals) were also identified in the position of these subjects. From this study, we built an educational product that seeks to contribute to the idealization and development of educational initiatives aimed at the training/orientation of young people from different socioeconomic and cultural realities (especially the working class), which is a glossary that presents and explains terms and concepts specific to the conceptual basis of Vocational and Technological Education (VET). This product, called "Conceptual Glossary of Vocational and Technological Education", is intended to serve as an information and training tool for teachers/pedagogical teams that work at the high school level, so that these professionals are encouraged to think about the vocational training of young students, from a critical and transformative perspective, and thus develop actions based on their own realities. Furthermore, it is believed that the work presented here has the role of proposing debate and critical reflection about the themes addressed, as it was of great value for my own professional/personal formation as well as for my academic career.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/746
Date: 2022


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