Title: | Política institucional para os cursos de Ensino Médio Integrado do IFRS: uma proposta de avaliação participativa e emancipatória |
Author: | Keller, Fabiana de Oliveira |
Abstract: |
A pesquisa que trata da Política Institucional para os Cursos de Ensino Médio Integrado do IFRS (PIEMI-IFRS) com vistas ao desenvolvimento de uma proposta de avaliação institucional participativa e emancipatória desse documento, ocorreu no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul (IFRS), na Linha de Pesquisa Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O problema de pesquisa teve a seguinte questão: quais os elementos necessários para que a Avaliação Institucional Participativa contribua para o acompanhamento da consolidação da PIEMI-IFRS? O objetivo geral da pesquisa foi investigar os processos de avaliação institucional necessários ao acompanhamento da consolidação da PIEMI-IFRS com vistas ao desenvolvimento de dois produtos educacionais para auxiliar nesse processo. Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser classificada como aplicada, de abordagem qualitativa e caracterizada como exploratória. Os instrumentos de coleta de dados foram: análise do referencial teórico; análise documental da legislação nacional a respeito da temática da EPT; documentos institucionais do IFRS (PIEMI-IFRS; Programa de Autoavaliação do IFRS); e entrevistas semiestruturadas, que visaram investigar a relação entre a oferta de cursos de EMI e a PIEMI-IFRS nos anos de 2019 e 2020 em três campi do IFRS. Os participantes da pesquisa foram os pedagogos, docentes da área geral e técnica que atuam nos cursos de EMI ofertados pelos campi Alvorada, Ibirubá e Veranópolis. O referencial teórico é composto de autores que discutem a formação humana integral no âmbito da EPT e, em especial, no EMI. Compreende o EMI como um movimento contra-hegemônico que visa superar a dualidade estrutural, tendo como base a formação humana integral dos estudantes. Nesse contexto é que se coloca a PIEMIIFRS, marcando o posicionamento da Instituição e orientando para o fortalecimento desta forma de oferta no IFRS. A partir dos dados coletados nas entrevistas, os resultados apontaram para a necessidade de tornar o conteúdo textual da PIEMI-IFRS mais conhecido pela comunidade do IFRS. O produto educacional em formato de Vídeo buscou preencher a lacuna na divulgação da PIEMI-IFRS. Além disso, o conteúdo das entrevistas e a análise documental, apoiada no referencial teórico da Abordagem do Ciclo de Políticas e teóricos da Avaliação Institucional Participativa e da Avaliação Emancipatória, trouxeram subsídios para a criação de um produto educacional em formato de Guia que contém a Proposta de Avaliação Participativa e Emancipatória da PIEMI-IFRS, apresentando um roteiro para auxiliar nesse processo. Tais produtos foram avaliados positivamente pelos participantes da pesquisa e servidores integrantes das Pró-reitorias de Ensino e de Desenvolvimento Institucional do IFRS. Os avaliadores consideraram os Produtos Educacionais adequados para a consolidação da PIEMI-IFRS no âmbito da instituição, as sugestões dadas foram acolhidas para a qualificação dos produtos. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de maior divulgação da PIEMI-IFRS, com vistas à consolidação do Ensino Médio Integrado como a maneira de firmarmos o posicionamento do IFRS de forma contrária à precarização da educação brasileira. O Guia poderá contribuir para o estabelecimento de um processo avaliativo crítico e formativo, de forma consolidar coletivamente a proposta de Formação Humana Integral no IFRS. The research that discusses the institutional policy for the IFRS’ (PIEMI-IFRS) integrated highschool courses aiming to develop an emancipatory and participatory institutional assessment of this document, took place under the Professional Master’s Program in Technological and Professionalizing Education (ProfEPT) of Porto Alegre’s campus of the Rio Grande do Sul’s education, science and technology Federal Institute (IFRS), regarding the research line ‘Organization and Memories of the Pedagogical Spaces on Professional and Technological Education (EPT)’. The research issue inquired about the elements necessary for the Participatory Institutional Assessment to contribute to the PIEMI-IFRS consolidation follow-up. The main goal of the study was investigating the institutional assessment processes necessary to the PIEMI-IFRS consolidation monitoring with the purpose of developing two educational products in order to assist this process. In methodological terms, this research may be classified as an applied research, qualitative approach, characterized as exploratory. The data collection used was theoretical reference analysis; document analysis on national law regarding the EPT issue: IFRS’ institutional documents (PIEMI-IFRS: IFRS’ selfassessment program); and, a semi-structured interview, which intended to analyze the relation between the EMI courses offer and the PIEMI-IFRS in the years of 2020 and 2021 in three campuses of the IFRS. The research’s partakers were pedagogues, general and technical areas’ professors, who work in the EMI courses made available by the campuses of Alvorada, Ibirubá and Veranópolis. The referential framework is composed of authors who discuss the integral human formation in the EPT and, especially, EMI’s sphere. It considers the EMI as a counter-hegemonic movement that seeks to surmount the structural duality, being based on the students’ integral human formation. In this connection, PIEMI-RS places itself by highlighting the institution’s positioning and guiding towards the strengthening of this IFRS’ offer type. On the basis of the collected data in the interviews the results pointed out the need to turn PIEMIRS’ text context better known by the IFRS community. The educational product in video format attempted to bridge the gap in the PIEMI-IFRS promotion. Moreover, the interviews content and documental analysis supported by the theoretical references of the political cycle approach and the theorists of the institutional participatory and emancipatory assessments brought about more subsidies for the creation of an educational product guide in the format of a text guide which holds the PIEMI-IFRS’ emancipatory and participatory assessment proposal containing a process assisting script. Such products were evaluated positively by the research’s partakers and the servants members of the IFRS' teaching and institutional development pro-rectory. The evaluators took into account the educational products appropriate for the PIEMI-IFRS’ consolidation at the heart of the institution and the suggestions provided were received so that the product could be qualified. The research’s outcomes aimed at the need for further promotion of the PIEMI-IFRS in order to reinforce the Integrated highschool so that IFRS’ position is underlined as opposed to the precariousness of Brazilian education. The guide will be able to contribute to the establishment of a critical and educational process with views to consolidate collectively the IFRS' Integral human formation proposal. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/718 |
Date: | 2022 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
123456789718.pdf | 1.045Mb |
View/ |
Texto completo |