Percepção da qualidade dos serviços educacionais pelos discentes do IFRS - Campus Feliz
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Miyamoto, Bruno César Brito |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Moura, Mariana Bitencourt de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2022-09-14T20:15:03Z |
|
dc.date.available |
2022-09-14T20:15:03Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/688 |
|
dc.description.abstract |
O oferecimento de serviços educacionais de qualidade tem sido discussão das principais instituições que atuam na educação pública do Brasil. Muitas destas instituições têm incluído a busca pela qualidade em seus objetivos e propostas. Esta pesquisa buscou avaliar a percepção de qualidade dos serviços educacionais em cursos oferecidos pelo IFRS ? Campus Feliz, com o objetivo de identificar atributos e dimensões que a instituição deve priorizar a fim de elevar a qualidade. Para sua aplicação buscou-se, inicialmente, uma revisão da literatura pertinente aos temas qualidade, qualidade de serviços, qualidade na educação. Com a finalidade de atender ao objetivo geral do estudo proposto, referente à avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados, especificamente em cursos superiores e pós-graduação, utilizou-se a Escala Service Quality (SERVQUAL), desenvolvida por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1988). O trabalho possui caráter exploratório, tendo como objetivo a pesquisa descritiva, de natureza aplicada e com abordagem quantitativa. Foram aplicados questionários estruturados, adaptados da referida escala, com questões fechadas, construídas a partir das dimensões. Foi utilizada uma amostra não probabilística composta por 147 alunos dos cursos superiores e pósgraduação do IFRS ? Campus Feliz. Os principais resultados do trabalho mostram que as dimensões que possuem os maiores Gaps são as dimensões Confiabilidade e Segurança, já em relação aos cursos os que apresentam maiores Gaps nas análises de diferença entre percepção e expectativa, são os cursos de MBA em Gestão Empresarial e Empreendedorismo e o curso de Engenharia Química. Em relação as análises das questões, a questão que apresenta maior Gap foi a questão Q20, a mesma avalia se os alunos se sentem seguros em expor suas opiniões e ideias. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Administração |
pt_BR |
dc.subject |
Processos gerenciais |
pt_BR |
dc.title |
Percepção da qualidade dos serviços educacionais pelos discentes do IFRS - Campus Feliz |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2018 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Tecnologia em Processos Gerenciais |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account