De escola técnica a IFRS de Feliz: memórias sobre sua fundação e percepções educacionais, políticas, econômicas e sociais dos atores envolvidos
Show full item record
Title:
|
De escola técnica a IFRS de Feliz: memórias sobre sua fundação e percepções educacionais, políticas, econômicas e sociais dos atores envolvidos |
Author:
|
Israel, Carolina López
|
Abstract:
|
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada com os fundadores da então escola técnica de Feliz, que posteriormente, se transformaria em IFRS. As entrevistas não foram realizadas apenas para obter informações sobre a história da escola, mas igualmente para apreendermos nas falas dos entrevistados vários conceitos e valores a respeito de alguns assuntos, tais como: educação, meio ambiente, cooperativismo, trabalho, a percepção sobre a origem e o processo de construção da escola. Estes temas foram retirados a partir dos discursos dos participantes e não foram pré estabelecidos. A forma de seleção de temáticas foi feita da seguinte forma: no momento da análise das entrevistas contabilizamos os assuntos e conceitos que mais apareciam nas mesmas e o resultado desta contagem gerou o corpus temático da nossa pesquisa.
Foram entrevistadas 10 pessoas, que faziam parte na época, da associação que fundou a escola. Foram feitas um total de dez perguntas, as quais abordaram temáticas que vão desde o papel desenvolvido por cada membro da associação até a percepção sobre a economia e política regional e nacional.
Em anexo estão as perguntas, a transcrição das entrevistas e os sinais de transcrição. As transcrições das entrevistas foram realizadas juntamente como os sinais de transcrição a fim de que os outros profissionais possam analisar as mesmas com base na análise de discurso.
Antes de adentrarmos diretamente nos resultados da pesquisa colocaremos uma abordagem sobre a história oral e a relação entre memória e história. |
URI:
|
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/542
|
Date:
|
2012 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account