Abstract:
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A popularização da fotografia digital ampliou as possibilidades de registros e
preservação de nossas memórias individuais e coletivas. Contudo, a expansão exponencial dos registros fotográficos expôs a necessidade de nos apropriarmos de ferramentas, incluindo o desenvolvimento de metodologias que possibilitem utilizá-las nas práticas de ensino voltadas para a preservação da história e memória.Nesse sentido, a presente investigação buscou aprofundar os estudos acerca das potencialidades da fotografia para as práticas de ensino, em particular, no contexto da EPT no qual buscamos inspiração nos estudos de pesquisadores/as que são expoentes nesta linha de investigação como Oliveira (2012), Ciavatta (2012), entre outros/as. Tais estudos convergem com o pensamento de Lissovsky ( 2012), cujas análises sinalizam o potencial da fotografia para a imersão no passado com vistas à compreensão do presente e a projeção do futuro. Em termos metodológicos, a pesquisa foi de cunho qualitativo e de natureza aplicada, ou seja, buscou gerar subsídios para o aprimoramento das práticas educativas. Devido à pandemia causada pelo coronavírus e das limitações impostas pelo isolamento social, a pesquisa buscou investigar as potencialidades da fotografia para as práticas de ensino, em particular, no contexto da EPT, visando à preservação e valorização das memórias institucionais mediante a oferta de subsídios teóricos e metodológicos para a organização de acervos digitais. Os dados produzidos durante a pesquisa foram compilados no “Guia para a organização de acervos de fotografias para o registro de memórias na EPT”. Por intermédio deste produto educacional compilamos os dados da pesquisa apresentando subsídios teóricos e metodológicos para a organização e preservação de acervos digitais de fotografias, visando o aprimoramento das práticas de ensino, pesquisa e extensão, em particular, para a preservação das memórias em instituições escolares e/ou não-escolares. O referido produto educacional foi avaliado por docentes, discentes, especialistas em fotografia e pessoas da comunidade, as quais destacaram a relevância e pertinência da inclusão das fotografias enquanto estratégia para o ensino e preservação da memória e, em particular, no contexto da EPT. |