Formação continuada: contribuições para os profissionais da educação durante o estágio probatório em instituição federal de ensino
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Castaman, Ana Sara |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lunkes, Karen Werlang |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2022 |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2022-04-20T16:41:27Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/511 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho versa sobre as contribuições da formação continuada (FC), com base nos pressupostos teóricos da Educação Profissional e Tecnológica para o desenvolvimento de servidores públicos, especialmente dos profissionais da educação (professores e técnicos administrativos em educação), durante o estágio probatório. O estudo analisou as ações de aperfeiçoamento empreendidas pela Escola de Desenvolvimento de Servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para elaborar, aplicar e avaliar uma FC, de modo a contribuir que os servidores atuem de acordo com os princípios da Administração Pública na consecução da missão e dos objetivos institucionais. A classificação da pesquisa é de natureza aplicada, tipo exploratória-descritiva, com abordagem quali-quantitativa, delineamento caracterizado como bibliográfica, eletrônica e documental, sendo delimitada em estudo de caso. A UFRGS constitui-se no campo de atuação e seu universo os servidores ingressantes desde janeiro de 2018 a julho de 2020 e seus gestores. Utilizaram-se dois questionários de perguntas abertas e fechadas para avaliação da atual Trilha de Aprendizagem Iniciação ao Serviço Público na UFRGS, um enviado à população de 562 servidores e outro a 277 chefias, e os dados do item capacitação do relatório de avaliação de estágio probatório dos técnicos. A análise foi de conteúdo por categoria e estatística descritiva dos dados. Obteve-se amostra de 117 servidores e de 33 gestores. Quanto ao papel da capacitação na formação da identidade profissional e na interação com a Universidade, identificaram-se cinco categorias semânticas: 1) Estrutura Universitária; 2) Acolhimento/Interação Institucional; 3) Aprimoramento Técnico/Docente; 4) Valorização Profissional/Serviço Público; e 5) História/Função Social da UFRGS. Os resultados evidenciam traços culturais compartilhados que indicam a relevância de se conhecer a instituição e o serviço público na construção da identidade profissional e institucional dos profissionais da educação. O produto educacional constitui-se em livro eletrônico intitulado “Trilha de aprendizagem iniciação dos profissionais da educação ao serviço público na UFRGS: um guia sobre os percursos institucionais”. A trilha de aprendizagem elaborada é direcionada aos profissionais da educação em estágio probatório e configura-se em uma FC baseada no trabalho como princípio educativo e na formação humana integral. Os conteúdos organizam-se em eixos temáticos,
abordando diferentes dimensões da vida funcional, profissional e pessoal: 1) Acolhimento e Identificação Profissional; 2) Conhecendo a UFRGS; 3) Serviço Público; 4) Desenvolvimento nas Carreiras; e 5) Instrumentalização para o trabalho. O percurso educativo é flexível e disponibiliza diferentes recursos de aprendizagem e formas de interação com os temas. A avaliação coletiva do material ocorreu por questionário dirigido aos participantes e representantes da gestão de pessoas da UFRGS. Assim, mediante a Educação Profissional e Tecnológica, o presente estudo e produto têm o propósito de contribuir para o desenvolvimento significativo dos sujeitos e a construção de uma identidade profissional, em direção à formação de trabalhadores capazes de promover transformações do meio social e cultural no qual estão inseridos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The work is about the contributions of continuing education based on the theoretical
assumptions of Professional and Technological Education to the development of
public servants, especially education professionals (teachers and administrative
technicians in education) during the probationary period. The study analyzed the
improvement actions undertaken by the School of Development of Servants of the
Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) to prepare, apply and evaluate
continuing education in order to contribute to the public servers‟ performances in
accordance with the principles of the Public Administration in the achievement of the
institutional mission and objectives. The type of the research is applied and
exploratory-descriptive with qualitative and quantitative approaches, designed as
bibliographic, electronic and documentary, delimited in a case study. UFRGS is its
field of action and its universe is the incoming servers from January 2018 to July
2020 and their managers. Two open and closed-question questionnaires were used
to assess the current Learning Trail Initiation to Public Service at UFRGS, one sent
to a population of 562 servants and another one to 277 managers, and the data from
the training item of the probationary period evaluation report of the technicians. The
analysis was of content by category and descriptive statistics of the data. A sample of
117 servers and 33 managers was obtained. As for the role of training in the
formation of professional identity and interaction with the University, five semantic
categories were identified: 1) University Structure; 2) Institutional
Reception/Interaction; 3) Improvement of Technicians/Teachers; 4) Valuation of
Professional/Public Service; and 5) UFRGS History/Social Function. The results
show shared cultural traits that indicate the relevance of knowing the institution and
the public service in the construction of the professional and institutional identity of
education professionals. The educational product is an electronic book entitled
“Learning trail, initiation of education professionals to public service at UFRGS: a
guide on institutional paths”. The elaborated learning path aims at education
professionals in a probationary period and configures in a continuing education
based on work as an educational principle and on integral human formation. The
contents are organized into thematic axes covering different dimensions of functional,
professional and personal life: 1) Professional Reception and Identification; 2)
Knowing UFRGS; 3) Public Service; 4) Career Development; and 5) Instrumentation
for work. The educational path is flexible and offers different learning resources and
ways of interacting with the themes. The collective evaluation of the material took
place through a questionnaire addressed to the participants and representatives of
UFRGS' people management department. Thus, through Professional and
Technological Education, this study and product intend to contribute to the significant
development of subjects and the construction of a professional identity towards the
training of workers capable of promoting transformations in the social and cultural
environment in which they are. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Ensino profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.title |
Formação continuada: contribuições para os profissionais da educação durante o estágio probatório em instituição federal de ensino |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account