Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Martins, Cátia Alves |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Schuster, Bruna Elisa |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-09-15T23:57:07Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-09-15T23:57:07Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/412 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta o tema “Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de Educação Infantil” e parte da questão de pesquisa: Como acontecem os processos de tomada de decisão dos gestores de escolas de Educação Infantil na perspectiva da gestão democrática. Tem por objetivo investigar como são desenvolvidas estratégias de participação e integração da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão nas instituições de Educação Infantil de um município do Vale do Caí. A pesquisa é de abordagem qualitativa, caracterizando-se pela coleta de dados e interpretações. Possui natureza aplicada, com objetivo de identificar problemas específicos e contribuir com soluções práticas. O método utilizado é a pesquisa exploratória. Como procedimentos, realizou-se uma pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados baseia-se na metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Como resultado, verificou-se que as gestoras entrevistadas veem a gestão democrática como um trabalho coletivo, embora muitas vezes percebam que nem sempre conseguem atingir a todos. Ainda é preciso tomar-se consciência de outras formas de participação e meios de como integrar a comunidade escolar às tomadas de decisões, para além da participação em eventos e promoções escolares. Nas considerações finais denota-se como essencial, a revisão e avaliação constante do planejamento elaborado nos PPPs e que as gestoras ampliem seus papéis de mediação e contextualização das escolas dentro das comunidades, com mais espaços de escuta e diálogo, construindo um trabalho coletivo e garantindo a participação efetiva de todos. |
en_US |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão democrática |
pt_BR |
dc.subject |
Tomada de decisão |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.title |
Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2020 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Gestão Escolar |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account