Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil

Show full item record

Title: Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil
Author: Schuster, Bruna Elisa
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta o tema “Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de Educação Infantil” e parte da questão de pesquisa: Como acontecem os processos de tomada de decisão dos gestores de escolas de Educação Infantil na perspectiva da gestão democrática. Tem por objetivo investigar como são desenvolvidas estratégias de participação e integração da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão nas instituições de Educação Infantil de um município do Vale do Caí. A pesquisa é de abordagem qualitativa, caracterizando-se pela coleta de dados e interpretações. Possui natureza aplicada, com objetivo de identificar problemas específicos e contribuir com soluções práticas. O método utilizado é a pesquisa exploratória. Como procedimentos, realizou-se uma pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados baseia-se na metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Como resultado, verificou-se que as gestoras entrevistadas veem a gestão democrática como um trabalho coletivo, embora muitas vezes percebam que nem sempre conseguem atingir a todos. Ainda é preciso tomar-se consciência de outras formas de participação e meios de como integrar a comunidade escolar às tomadas de decisões, para além da participação em eventos e promoções escolares. Nas considerações finais denota-se como essencial, a revisão e avaliação constante do planejamento elaborado nos PPPs e que as gestoras ampliem seus papéis de mediação e contextualização das escolas dentro das comunidades, com mais espaços de escuta e diálogo, construindo um trabalho coletivo e garantindo a participação efetiva de todos.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/412
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789412.pdf 452.8Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account