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“Eu passava na porta e achava que não tinha o direito de entrar": a (des)construção de trajetórias sociais e escolares das camadas populares e as possibilidade frente ao ensino superior

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Title: “Eu passava na porta e achava que não tinha o direito de entrar": a (des)construção de trajetórias sociais e escolares das camadas populares e as possibilidade frente ao ensino superior
Author: Soares, Rhuany Andressa Raphaelli
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo central analisar as percepções e projeções relacionadas ao ensino superior de jovens e adultos pertencentes às camadas populares que se encontram finalizando a educação básica em instituições públicas de ensino, a partir das possíveis influências que as vivências sociais e escolares possam ter na continuidade dos seus percursos formativos. O estudo foi baseado em uma abordagem comparativa entre turmas de ensino médio regular de uma escola pública periférica da cidade de Porto Alegre/RS e turmas do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), ofertado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. O levantamento de dados foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, com a aplicação de questionários, desenvolvimento de entrevistas e investigação de campo com a técnica de observação participante. Os resultados da pesquisa indicam que, independentemente da condição social dos estudantes e das dificuldades presentes em suas trajetórias de vida e escolares, o incentivo e acolhimento das suas atuais instituições de ensino provocam rupturas em seus destinos, promovendo a instigação de suas capacidades e a motivação da permanência nos estudos em níveis superiores. Como forma de atender às necessidades apontadas no decorrer do trabalho, foram elaborados quatro produtos educacionais no modelo de manuais informativos que tiveram o intuito de demonstrar aos estudantes das camadas populares formas de acesso e permanência em instituições públicas de ensino superior, tendo como referência a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).This research’s main objective is to analyze, from the point of view of economically underprivileged agents who are finalizing their secondary education in public schools, perceptions and projections related to higher education based on the influences of their social and academic surroundings and how those affect the possibility of pursuing tertiary education. This study made comparisons between regular peripheral high school alumni and students from Programa de Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), offered by Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Porto Alegre campus. Data was gathered in a qualitative way, with the use of questionnaires, interviews and field investigation with participant observation techniques. Results indicate that, social conditioning and life difficulties notwithstanding, incentives from their educational institutions promote disruptions on their destinies, promoting their capacities and their motivation to pursue higher education. As a way to meet the needs indicated during this study, four educational products were designed with the aim of showing to lower income students ways to access and stay public higher education institutions, using as reference Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) and Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/406
Date: 2021


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