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Avaliação institucional: possibilidade para a promoção de uma educação de qualidade

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dc.contributor.advisor Antich, Andréia Veridiana pt_BR
dc.contributor.author Rauber, Johnatan Ricardo Kempf pt_BR
dc.date.accessioned 2021-05-18T23:54:39Z pt_BR
dc.date.available 2021-05-18T23:54:39Z pt_BR
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/278 pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa se propôs a analisar as possíveis contribuições da avaliação institucional para a promoção da qualidade da Educação Básica. O estudo se caracterizou como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sendo que o elemento de fundamentação foi o embasamento teórico de pesquisas de diferentes autores sobre o assunto, destacando:, Dias Sobrinho (2003), Dourado (2007), Esteban (2000), , Libâneo (2012), Luck (2012), Melchior (2004) Rios (2007) e, sem detrimento de outras contribuições. A pesquisa identificou os elementos balizadores da avaliação institucional, possibilitando compreender os pontos que a constituem e que, consequentemente, contribuem para a construção de uma educação de qualidade. Sendo assim, sem a pretensão de apresentar receita ou respostas prontas e acabadas para esse processo, esta pesquisa poderá servir de embasamento para reflexões e contribuir para a estruturação dos diversos elementos que compõe a avaliação institucional, considerando que não se trata de uma prática comum na Educação Básica. pt_BR
dc.description.abstract The present research proposed to analyze the possible contributions of the institutional evaluation for the promotion of the quality of Basic Education. The study was characterized as a qualitative research of a bibliographic character, being that the element of foundation was the theoretical base of researches of different authors on the subject, highlighting: Dias Sobrinho (2003), Dourado (2007), Esteban (2000), , Libran (2012), Luck (2012), Melchior (2004) Rios (2007) and, without detriment to other contributions. The research identified the elements that guide institutional evaluation, making it possible to understand the points that constitute it and, consequently, contribute to the construction of a quality education. Thus, without the pretension to present a ready or finished prescription or response to this process, this research may serve as a basis for reflections and contribute to the structuring of the various elements that make up the institutional evaluation, considering that this is not a common practice in Basic education. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Avaliação educacional pt_BR
dc.title Avaliação institucional: possibilidade para a promoção de uma educação de qualidade pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2017 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão Escolar pt_BR


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