dc.contributor.advisor |
Castaman, Ana Sara |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fernandes, Manoela Wendler |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-03-26T17:09:58Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/231 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em 2008, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica emergiu com uma proposta identificada e comprometida com a formação humana integral, além de fundamentada na tríade “ensino, pesquisa e extensão”. Em concordância com esses pressupostos, considera-se que a escola deva favorecer mediações que promovam, para além dos conhecimentos científicos, o compartilhamento de experiências e práticas sobre aprender a ser e aprender a viver. Nesse contexto, percebe-se o conjunto dos profissionais da educação como um dos protagonistas do processo educativo, sendo indispensável disponibilizar-lhes a formação continuada como ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, a presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, teve como objetivo conhecer os fundamentos e conceitos da formação continuada com a finalidade de elaborar e avaliar um itinerário formativo direcionado aos profissionais da educação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, contribuindo para a construção de saberes e fazeres. Classifica-se como aplicada, de abordagem quali-quantitativa e foi delimitada a partir de procedimentos técnicos bibliográficos, eletrônicos, documentais, de campo e de estudo de caso. Teve como campo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, no Rio Grande do Sul, e, como universo, abrangeu os seus servidores. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário digital com perguntas formuladas a partir de uma categoria e cinco subcategorias norteadoras dos objetivos pretendidos. Utilizouse a estatística descritiva e a análise de conteúdo como método de tratamento e análise de dados. Como resultado deste estudo, foi elaborado e aplicado um produto educacional constituído em um curso de curta duração disponibilizado no formato de PPT e de ebook. Esses materiais foram apresentados a um grupo de gestores da Reitoria e dos campi do IFSul em uma webconferência e disponibilizados a eles junto a um questionário digital para a avaliação via e-mail. A aplicabilidade do produto educacional foi aprovada. Por fim, espera-se aprofundar as definições conceituais e legais dos Institutos Federais, conhecer as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica e delinear a importância da formação continuada dos profissionais da educação, de modo a contribuir para a construção de práticas educativas fomentadoras da formação humana integral no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In 2008, the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education emerged with a proposal identified and committed to integral human formation, besides being based on the triad “teaching, research and extension”. In accordance with these assumptions, it is considered that the school should favor mediations that promote, in addition to scientific knowledge, the sharing of experiences and practices about learning to be and learning to live. In this context, the whole of education professionals is perceived as one of the protagonists of the educational process, and it is indispensable to provide them with continuing education as a tool for personal and professional development. Thus, this research, linked to the Post-Graduate Program in Professional and Technological Education, aimed at getting to know the fundamentals and concepts of continuing education with the purpose of elaborating and evaluating a training itinerary directed at educational professionals from Federal Institutes of Education, Science and Technology, contributing to the construction of knowledge and doing. It is classified as applied, with a quality-quantitative approach, and has been delimited from bibliographic, electronic, documentary, field and case study technical procedures. It had as field Sul-rio-grandense Federal Institute of Education, Science and Technology (IFSul), and the universe covered by its employees. For the data collection, a digital questionnaire was applied with questions formulated from one category and five subcategories guiding the intended objectives. Descriptive statistics and content analysis were used as a method for data treatment and analysis. As a result of this study, an educational product constituted in a short course was elaborated and applied, available in PPT and e-book format. These materials were presented to a group of managers from the Rectory and IFSul campuses at a web conference and made available to them along with a digital questionnaire for evaluation via e-mail. The applicability of the educational product was approved. Finally, it is expected to deepen the conceptual and legal definitions of the Federal Institutes, to know the conceptual basis of Professional and Technological Education and to outline the importance of continuing education for education professionals, in order to contribute to the construction of educational practices that promote integral human formation in High School Integrated to Professional Education and to the quality of the teaching-learning process. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.title |
Formação continuada para os profissionais da educação: contribuições para saberes e fazeres nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado |
pt_BR |
dc.degree.date |
2020 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |