dc.contributor.advisor |
Vieira, Josimar de Aparecido |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Borges, Clair Eliane Naysinger |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-12-04T17:49:18Z |
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dc.date.available |
2024-12-04T17:49:18Z |
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dc.date.issued |
2024 |
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dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1778 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho de conclusão foi desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) que pertence ao Programa de PósGraduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT). Está vinculado à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e pertence ao Macroprojeto de Organização de espaços pedagógicos da EPT. Teve a finalidade de analisar a gestão patrimonial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), evidenciando ferramentas e formas de controle no que se refere à incorporação patrimonial de bens móveis de natureza permanentes na Instituição, provenientes de projetos de ensino, pesquisa e extensão envolvendo a EPT. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, do tipo descritiva, com dimensão exploratória, que foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, acompanhada de um tratamento quantitativo. Para tanto, foi utilizada análise de documentos, pesquisa bibliográfica e estudo de campo, em que participaram os responsáveis pela gestão e controle dos referidos bens de cada campi e da Reitoria do IFSul, perfazendo 14 sujeitos já que o Campus Gravataí não foi envolvido pois a pesquisadora é a responsável pela Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio. Também estiveram envolvidos pró-reitores, diretores, chefes de departamento e coordenadores responsáveis pelos setores de ensino, pesquisa e extensão dos 14 campi e da Reitoria. A recolha de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário aos responsáveis pela gestão e controle de bens móveis e realização de entrevistas estruturadas com os pró-reitores, diretores, chefes de departamento e coordenadores de ensino, pesquisa e extensão. Com esta investigação, foi possível evidenciar a importância da gestão patrimonial dos bens móveis, considerando a legislação vigente, como parte integrante da gestão educacional. Por meio do controle e conservação desses bens, a comunidade acadêmica dispõe de condições objetivas adequadas para o desenvolvimento da educação integral dos estudantes, contribuindo efetivamente para o aperfeiçoamento da qualidade do ensino. Os resultados obtidos forneceram subsídios essenciais para a produção da dissertação e do produto educacional que integram o curso de mestrado. Além disso, as descobertas contribuíram para facilitar a compreensão dos principais conceitos e procedimentos na execução e prestação de contas de projetos de pesquisa e extensão, melhorar a gestão patrimonial e promover maior eficiência e clareza nos procedimentos administrativos do IFSul, fornecendo orientações úteis tanto para extensionistas quanto para pesquisadores. Como resultado direto, espera-se que tais melhorias contribuam para o alcance dos objetivos educacionais das instituições de ensino que oferecem EPT. |
en_US |
dc.description.abstract |
This final paper was developed in the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS), which belongs to the Postgraduate Program in Professional and Technological Education in a national network (ProfEPT). It is linked to the research line Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education (EPT) and belongs to the Macroproject of Organization of Pedagogical Spaces of EPT. It aimed to analyze the asset management of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFSul), highlighting tools and forms of control regarding the asset incorporation of permanent movable assets in the Institution, originating from teaching, research and extension projects involving EPT. This is an applied research, descriptive in nature, with an exploratory dimension, which was developed through a qualitative approach, accompanied by a quantitative treatment. To this end, document analysis, bibliographic research and field study were used, in which those responsible for the management and control of the aforementioned assets of each campus and the Rectory of IFSul participated, totaling 14 subjects, since the Gravataí Campus was not involved because the researcher is responsible for the Coordination of Warehouse and Assets. Also involved were pro-rectors, directors, department heads and coordinators responsible for the teaching, research and extension sectors of the 14 campuses and the Rectory. Data collection was carried out by applying a questionnaire to those responsible for the management and control of movable assets and conducting structured interviews with the pro-rectors, directors, department heads and teaching, research and extension coordinators. With this investigation, it was possible to highlight the importance of the asset management of movable assets, considering the current legislation, as an integral part of educational management. Through the control and conservation of these assets, the academic community has adequate objective conditions for the development of the integral education of students, effectively contributing to the improvement of the quality of teaching. The results obtained provided essential support for the production of the dissertation and the educational product that are part of the master's degree course. In addition, the findings contributed to facilitate the understanding of the main concepts and procedures in the execution and reporting of research and extension projects, improve asset management and promote greater efficiency and clarity in the administrative procedures of IFSul, providing useful guidance for both extension workers and researchers. As a direct result, it is expected that such improvements will contribute to the achievement of the educational objectives of educational institutions that offer EPT. |
en_US |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Profissional e Tecnológica |
en_US |
dc.subject |
Propriedade pública |
en_US |
dc.subject |
Gestão patrimonial |
en_US |
dc.title |
Gestão patrimonial na Educação Profissional e Tecnológica: incorporação de bens móveis de projetos de ensino, pesquisa e extensão |
en_US |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
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dc.degree.level |
Mestrado |
pt_BR |
dc.degree.date |
2024 |
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dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
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dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
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