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Avaliação da Política de Ações Afirmativas do IFRS: construção coletiva de uma proposta de autoavaliação na educação profissional e tecnológica

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Title: Avaliação da Política de Ações Afirmativas do IFRS: construção coletiva de uma proposta de autoavaliação na educação profissional e tecnológica
Author: Souza, Margarida Prestes de
Abstract: A presente dissertação descreve a pesquisa de cunho qualitativo, aplicado e exploratório que teve como objetivo, compreender, analisar e promover alternativas para a implementação de uma proposta de avaliação da Políticas de Ações Afirmativas (PAAf) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, que contribua para a sua consolidação. Investigou-se as possibilidades de construção coletiva, dessa proposta de avaliação, a partir do diálogo e escuta com a comunidade acadêmica do Campus Bento Gonçalves, local escolhido para a realização desta pesquisa, por se tratar de um dos campi da primeira fase, quando da criação dos Institutos Federais e por ter os núcleos de Ações Afirmativas implementados e consolidados. Considerou-se, para o recorte de pesquisa, os anos de 2021 a 2023. O público-alvo da pesquisa foram as coordenadoras dos núcleos de ações afirmativas, por serem as servidoras que melhor conhecem a temática: Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs), No segmento discente participaram da pesquisa, três estudantes do Ensino Médio Integrado, beneficiados de alguma forma, pela Política de Ações Afirmativas do IFRS. Participaram ainda, dois docentes do Ensino Médio Integrado que têm interação com discentes atendidos pela PAAf e dois técnicos administrativos que desempenham suas funções junto à coordenação de assistência estudantil no Campus Bento Gonçalves do IFRS. Foram realizados estudos bibliográfico e documental que embasaram a pesquisa. As percepções dos atores participantes, acerca das ações desenvolvidas na implementação da Política, foram coletadas por meio de entrevista semiestruturada. Após a análise dos dados das entrevistas, de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2016), do Ciclo de Políticas de Ball (2011) e demais etapas da pesquisa obtivemos as categorias finais: Formação continuada, Capacitação, Sensibilização, Ações Afirmativas, Avaliação da PAAf, Inclusão, diversidade, Acessibilidade, Auxílio estudantil, Apoio aos Núcleos de Ações Afirmativas, Acesso e Instituição Inclusiva. Com estas categorias foi possível construir uma matriz com os indicadores, além das questões formuladas como proposta de avaliação da PAAf. Essa matriz de indicadores foi inserida no Guia de Avaliação da Política de Ações Afirmativas do IFRS, Produto Educacional destinado a toda comunidade acadêmica do IFRS. O PE destina-se a fornecer orientações e informações detalhadas à comunidade acadêmica do IFRS, sobre a avaliação da Política de Ações Afirmativas do IFRS (PAAf), visando promover a inclusão, a diversidade e a igualdade na Instituição.This dissertation describes a qualitative, applied, and exploratory research aimed at understanding, analyzing, and promoting alternatives for implementing an evaluation proposal of the Affirmative Action Policies (PAAf) of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Rio Grande do Sul, contributing to its consolidation. The research investigated the possibilities of collective construction of this evaluation proposal through dialogue and listening to the academic community of Bento Gonçalves Campus, chosen for this research due to being one of the initial phase campuses at the time of the Federal Institutes creation and having established and consolidated Affirmative Action centers. The research focused on the years 2021 to 2023. The target audience consisted of the coordinators of the affirmative action centers, being the staff members most familiar with the subject: the Center for Assistance to People with Specific Educational Needs (Napne), the Center for Afro- Brazilian and Indigenous Studies (Neabi), and the Center for Gender and Sexuality Studies and Research (Nepgs). Three Integrated High School students who benefited in some way from the IFRS Affirmative Action Policy participated in the student segment of the research. Additionally, two Integrated High School teachers who interact with students served by PAAf and two administrative technicians working with the student assistance coordination at Bento Gonçalves Campus of IFRS participated. Bibliographical and documentary studies that supported the research were conducted. The participants' perceptions of the actions taken in the Policy's implementation were collected through semi-structured interviews. After analyzing the interview data using Bardin's (2011) Content Analysis technique, Ball's Policy Cycle (2011), and other research stages, the final categories were obtained: Continuing Education, Training, Awareness, Affirmative Actions, PAAf Evaluation, Inclusion, Diversity, Accessibility, Student Aid, Support for Affirmative Action Centers, Access, and Inclusive Institution. With these categories, a matrix with indicators was constructed, in addition to the questions formulated as an evaluation proposal for PAAf. This indicator matrix was included in the IFRS Affirmative Action Policy Evaluation Guide, an Educational Product intended for the entire IFRS academic community. The EP aims to provide guidelines and detailed information to the IFRS academic community about evaluating the IFRS Affirmative Action Policy (PAAf), promoting inclusion, diversity, and equality in the institution.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1487
Date: 2024


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