Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Projetos de ensino, pesquisa e extensão e suas contribuições para a permanência e o êxito escolar dos discentes bolsistas do Ensino Médio Integrado (EMI)

Show full item record

Title: Projetos de ensino, pesquisa e extensão e suas contribuições para a permanência e o êxito escolar dos discentes bolsistas do Ensino Médio Integrado (EMI)
Author: Ramos, Janaína Barbosa
Abstract: A presente dissertação descreve a pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre, vinculada à linha de pesquisa, Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e está articulada com o Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos da EPT. A investigação teve como objetivo geral analisar as contribuições dos projetos de ensino, pesquisa e extensão para a permanência e o êxito escolar dos discentes bolsistas do ensino médio integrado (EMI), desenvolvidos no Campus Viamão do IFRS, no período de 2018 a 2023, e desenvolver ações para contribuir com a instituição, considerando possibilidades para os estudantes participarem de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Trata-se de pesquisa orientada pela abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com o objetivo exploratório e descritivo. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram adotados a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Para a coleta de dados realizamos, também, entrevistas semiestruturadas com discentes bolsistas, coordenadores de projetos, coordenadora da coordenadoria da assistência estudantil (CAE) e com o coordenador da comissão de Acompanhamento de Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes (CIAAPE). A análise dos dados levantados permitiu identificar os motivos que levam os estudantes a participarem dos editais de seleção para bolsistas de projetos e, também, as contribuições dessa participação para a permanência e o êxito escolar. Para a análise de dados com os sujeitos da pesquisa, foi aplicada a análise de conteúdo temática, por Bardin (1977), cujas categorias, relacionadas ao nosso referencial teórico, estavam previamente definidas: a Politecnia sendo uma categoria que abarca as subcategorias: Trabalho como Princípio Educativo, Pesquisa como Princípio Pedagógico; bem como a categoria Permanência e Êxito Escolar. Identificamos a partir das entrevistas com os discentes bolsistas entrevistados, as subcategorias que emergiram da análise, as quais se relacionam às categorias a priori. Assim, durante a realização das análises emergiram temas como: bolsa, sociabilidade, pertencimento, integração entre teoria e prática e vivência como bolsista. No referencial teórico abordamos a politecnia, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como princípio pedagógico, o currículo integrado e a permanência e o êxito escolar. A partir dos resultados obtidos nas etapas da investigação e após análise dos dados das entrevistas realizadas procedeu-se à elaboração do Produto Educacional (PE), um guia prático para os estudantes do Ensino Médio Integrado. Foi possível constatar a necessidade de divulgação e esclarecimento acerca do que são os projetos de ensino, pesquisa e extensão, editais de seleção de bolsista, sobre as bolsas, relatórios, Currículo Lattes, bem como sobre o que significa a experiência do estudante como bolsista no processo formativo. Na etapa final da pesquisa, o produto educacional foi aplicado de modo experimental e avaliado por formulário eletrônico, sendo considerado um instrumento importante para incentivar mais alunos a se envolverem em projetos e que pode contribuir com a permanência e o êxito dos estudantes.This dissertation describes the research developed in the Professional and Technological Education Master's Program (ProfEPT) of the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre, in the research line Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education (EPT) under the macro-project 6 – Organization of Pedagogical Spaces of PTE. The general objective of the investigation was to analyze the contributions of teaching, research and extension projects to the permanence and school success of scholarship students of the Integrated High School (EMI), developed at the Campus Viamão of IFRS, in the period between 2018 and 2023, also developing actions to contribute to the institution, considering the possibilities for students to participate in teaching, research and extension projects. The research is centered in a qualitative and applied approach with exploratory and descriptive goals. Bibliographic research and document analysis have been conducted as methodological procedures. For data collection, we used semistructured interviews with scholarship students, project coordinators, the coordinator of the Coordination of Student Assistance (CAE) and with the coordinator of the Commission for Monitoring Actions of Student Permanence and Success (CIAAPE). The analysis of the collected data allowed us to identify the reasons that lead students to participate in the selection notices for scholarship projects, as well as the contributions of this participation to their school permanence and success. The thematic content analysis methodology, by Bardin (1977), was applied over the data gathered from the research subjects, parting from categories, related to our theoretical framework, which were previously defined: Polytechnic, being a category that encompasses the subcategories: work as an educational Principle, Research as a pedagogical principle; as well as the permanence and school success category. We identified from the interviews with the scholarship students interviewed, the subcategories that emerged from the analysis, which are related to the a priori categories. Thus, during the analysis emerged themes such as: scholarship, sociability, belonging, integration between theory and practice and experience as a scholar. In the theoretical framework we approach polytechnics, work as an educational principle, research as a pedagogical principle, integrated curriculum and permanence and school success. From the results obtained in the stages of the investigation and after analyzing the data of the interviews conducted, the educational product (PE) was elaborated, resulting in a practical guide for students at Integrated High School. It was possible to verify the need for dissemination and clarification about what are the teaching, research and extension projects, scholarship selection notices, about scholarships, reports, lattes curriculum, as well as about what the student's experience as a scholarship holder means in the training process. At the final stage of the research, the educational product was applied experimentally and evaluated in an online form, where the participants considered it an important instrument to encourage more students to get involved in projects, being able to contribute to their school permanence and success.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1347
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891347.pdf 9.738Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account