A matemática como ferramenta essencial na educação financeira: abordagens, impactos e desafios
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Gama, Rodrigo Farias |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Machado, Leonardo Bantú |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-07-10T22:33:03Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-07-10T22:33:03Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1254 |
|
dc.description.abstract |
Este estudo aborda a implementação de um projeto de investimento como estratégia para desenvolver habilidades financeiras em estudantes do Ensino Médio. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Foram aplicados questionários no início e no final do projeto para avaliar o impacto nas percepções e conhecimentos dos alunos em relação a conceitos financeiros. O projeto envolveu a aplicação prática de matemática financeira em cenários fictícios, como investir na bolsa de valores e abrir negócios. Os resultados revelaram uma evolução significativa no entendimento dos alunos, destacando a importância da integração da matemática na Educação Financeira. A análise comparativa e qualitativa dos questionários revelou mudanças positivas nas atitudes e na compreensão dos alunos em relação aos conceitos financeiros. Os resultados indicam que o ensino prático da matemática contribui para uma compreensão mais profunda e aplicada dos conceitos financeiros, ressaltando a importância contínua de adaptar as abordagens pedagógicas para atender às necessidades da sociedade atual que possibilitem aos alunos desenvolverem habilidades para encontrarem soluções viáveis para os desafios do seu cotidiano. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto de investimento |
pt_BR |
dc.title |
A matemática como ferramenta essencial na educação financeira: abordagens, impactos e desafios |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2023 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Ibirubá, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Matemática |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Ibirubá |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account