Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A matemática como ferramenta essencial na educação financeira: abordagens, impactos e desafios

Show full item record

Title: A matemática como ferramenta essencial na educação financeira: abordagens, impactos e desafios
Author: Machado, Leonardo Bantú
Abstract: Este estudo aborda a implementação de um projeto de investimento como estratégia para desenvolver habilidades financeiras em estudantes do Ensino Médio. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Foram aplicados questionários no início e no final do projeto para avaliar o impacto nas percepções e conhecimentos dos alunos em relação a conceitos financeiros. O projeto envolveu a aplicação prática de matemática financeira em cenários fictícios, como investir na bolsa de valores e abrir negócios. Os resultados revelaram uma evolução significativa no entendimento dos alunos, destacando a importância da integração da matemática na Educação Financeira. A análise comparativa e qualitativa dos questionários revelou mudanças positivas nas atitudes e na compreensão dos alunos em relação aos conceitos financeiros. Os resultados indicam que o ensino prático da matemática contribui para uma compreensão mais profunda e aplicada dos conceitos financeiros, ressaltando a importância contínua de adaptar as abordagens pedagógicas para atender às necessidades da sociedade atual que possibilitem aos alunos desenvolverem habilidades para encontrarem soluções viáveis para os desafios do seu cotidiano.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1254
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891254.pdf 275.2Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account