Uma proposta metodológica para o ensino de teclado/piano para crianças e a possibilidade de profissionalização
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Pizzato, Michelle Camara |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Balzan, Renan Luís |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-06-19T00:07:30Z |
|
dc.date.available |
2024-06-19T00:07:30Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1227 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa está vinculada ao programa de mestrado profissional em educação profissional e
tecnológica do IFRS. A preparação para a profissionalização ocorre muito cedo com os
músicos, sendo que o modelo de ensino chamado “conservatorial” ainda exerce bastante
influência nas instituições de ensino. Considerando que as crianças e adolescentes de hoje
possuem um perfil muito diferente das gerações anteriores e muitos desistem dos estudos
musicais, surge o desafio para o professor de oferecer a música para todos – como dimensão
cultural - sem negligenciar os conhecimentos técnicos necessários para manter aberta a porta
da profissionalização no futuro, já que todos os alunos são profissionais em potencial. Sendo
assim, esse projeto tem como objetivo investigar as potencialidades e os limites de uma
proposta didática para o ensino do Teclado/Piano, na formação continuada de professores de
Música, organizada com base no Paradigma do Processamento de Informações e na teoria de
Robert Mills Gagné. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, focada em um
estudo de caso. O produto educacional desenvolvido foi aplicado e avaliado ao longo de uma
oficina de 10 horas de duração, para professores de Piano/Teclado. Através da oficina e dos
questionários respondidos, averiguamos quais eram as suas impressões em relação às
metodologias que conhecem, à permanência de seus alunos nos estudos musicais, à perspectiva
de carreira musical, assim como suas opiniões em relação ao produto educacional apresentado.
Concluímos que o Produto Educacional apresenta potencial para cumprir seu objetivo quando
aplicado em sala de aula, sendo adequado para o seu público-alvo e viável como alternativa
para os métodos conservatoriais tradicionais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research is linked to the Professional Master's Program in Professional and Technological
Education of IFRS. Preparation for professionalization occurs very early with musicians, and
the so-called “conservatory” teaching model still exerts a lot of influence in educational
institutions. Considering that today's children and adolescents have a very different profile from
those belonging to previous generations and many give up musical studies, the challenge arises
for the teacher to offer music for everyone - as a cultural dimension - without neglecting the
technical knowledge necessary to keep open the door to professionalization in the future, as all
students are potential professionals. Therefore, this project aims to investigate the potential and
limits of a didactic proposal for the teaching of Keyboard/Piano, in the continuing education of
Music teachers, organized upon the Information Processing Paradigm and on the theory of
Robert Mills Gagné. To do so, a qualitative research was developed, focused on a case study.
The educational product developed was applied and evaluated during a 10-hour workshop for
Piano/Keyboard teachers. Through the workshop and the answered questionnaires, we found
out what their impressions were regarding the methodologies they know, the permanence of
their students in musical studies, the perspective of a musical career and in relation to the
educational product presented. We conclude that the Educational Product has the potential to
fulfill its objective when applied in the classroom, being suitable for its target audience and
viable as an alternative to traditional conservatory methods. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Profissional e Tecnológica |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Piano |
pt_BR |
dc.title |
Uma proposta metodológica para o ensino de teclado/piano para crianças e a possibilidade de profissionalização |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
mestrado |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account