dc.contributor.advisor |
Procasko, Josiane Carolina Soares Ramos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silveira, Luciano de Lima |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-06-04T23:58:14Z |
|
dc.date.available |
2024-06-04T23:58:14Z |
|
dc.date.issued |
2024 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1190 |
|
dc.description.abstract |
Esta dissertação, intitulada "Uma análise dialógica das percepções e necessidades
dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem: Uma pesquisa de campo no
ensino técnico a distância do curso de administração", investiga as percepções e
necessidades dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem do curso técnico
a distância em administração. A problemática desta pesquisa reside na busca por
compreender como os estudantes percebem o processo de ensino a distância e quais
são suas necessidades específicas em relação ao curso. A pesquisa visa contribuir
para um processo pedagógico de qualidade social, buscando aprimorar o próprio
curso técnico a distância em administração. Justifica-se essa pesquisa do ponto de
vista pessoal, acadêmico e social, visto que essa pesquisa parte da perspectiva da
importância de considerar as especificidades do ensino a distância para aprimorar a
qualidade do ensino, atender às necessidades dos estudantes, contribuir para a
sociedade e identificar boas práticas nesse tipo de ensino. O estudo identificou as
percepções e necessidades dos estudantes em relação ao ensino a distância e propôs
sugestões para o aprimoramento do curso. Em suas percepções e necessidades os
estudantes apontaram o desejo do enriquecimento do curso e de sua plataforma de
ensino, relataram a necessidade de terem à disposição, materiais em vídeo, leituras,
games, quizzes, atividades de simulação da prática profissional, estudos de caso e
interação ao vivo com o tutor. Como resultado, foi desenvolvido um produto
educacional, o "Guia Didático: Trilhas de aprendizagem para o curso técnico em
Administração EAD", que visa facilitar a aprendizagem autônoma, promover a
aplicação prática de conceitos teóricos e preparar os estudantes para os desafios do
mundo real na administração de empresas. Este trabalho contribui para a construção
de um processo pedagógico de qualidade no âmbito do ProfEPT, fortalecendo o
Ensino e a Educação Profissional e Tecnológica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation, entitled "A dialogic analysis of students' perceptions and needs in
the teaching-learning process: A field research in distance technical education in the
administration course", investigates the perceptions and needs of students in the
teaching-learning process of the distance technical course in administration. The
problem of this research lies in the search to understand how students perceive the
distance learning process and what their specific needs are in relation to the course.
The research aims to contribute to a pedagogical process of social quality, seeking to
improve the distance technical course in administration. This research is justified from
a personal, academic and social point of view, as this research starts from the
perspective of the importance of considering the specificities of distance learning to
improve the quality of teaching, meet the needs of students, contribute to society and
identify good practices in this type of teaching. The study identified students'
perceptions and needs in relation to distance learning and proposed suggestions for
improving the course. In their perceptions and needs, students point out the desire to
enrich the course and its teaching platform, reporting the need to have available video
materials, readings, games, quizzes, professional practice simulation activities, case
studies, live interaction with the tutor. As a result, an educational product was
developed, the "Teaching Guide: Learning trails for the technical course in EAD
Administration", which aims to facilitate autonomous learning, promote the practical
application of theoretical concepts and prepare students for real-world challenges in
business administration. This work contributes to the construction of a quality
pedagogical process within the scope of ProfEPT, strengthening Teaching and
Professional and Technological Education. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Profissional e Tecnológica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino a distância |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise dialógica das percepções e necessidades dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem: uma pesquisa de campo no ensino técnico a distância do curso de administração |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
mestrado |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |