Transtorno do espectro autista : reflexões sobre a inclusão escolar
Show full item record
Title:
|
Transtorno do espectro autista : reflexões sobre a inclusão escolar |
Author:
|
Vieira, Helena Rippel
|
Abstract:
|
A presente pesquisa tem como temática central discutir sobre a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista. A motivação pela pesquisa deu-se a partir da prática da pesquisadora com monitoria de alunos com autismo em escola regular, atividade que suscitou diversas inquietações e originou a problemática deste estudo. Este trabalho apresenta como objetivo geral refletir sobre os elementos que envolvem a inclusão de crianças autistas. Para alcançar o objetivo proposto, elaborou- se uma pesquisa qualitativa de natureza explicativa, fundamentada em estudos bibliográficos e documental e em uma pesquisa de campo que se deu pela realização de uma entrevista com uma docente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Farroupilha-RS (AMAFA). Como resultado da pesquisa, foi possível compreender as características do autismo, do termo inclusão e fatores importantes para a realização de um trabalho inclusivo e de qualidade com alunos autistas. Conclui-se que o autismo tem como principal fator a particularidade no aprendizado, nos sintomas e nas relações sociais e que para que possa ocorrer um processo de aprendizado de qualidade, os alunos precisam de respeito, conhecimento e afeto por parte dos profissionais. |
URI:
|
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1113
|
Date:
|
2022 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account