Trabalho docente e pandemia : um estudo acerca dos desafios enfrentados pelos educadores dos anos iniciais de uma escola pública do interior da serra gaúcha
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Fuchs, Henri Luiz |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Frizon, Kátia |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-22T18:00:42Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-22T18:00:42Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1111 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo visa averiguar quais foram os desafios no trabalho docente dos educadores dos Anos Iniciais a partir da pandemia da COVID-19. Tendo como objetivo central, investigar as transformações que podem estar ocorrendo no trabalho desses educadores, durante o período pandêmico iniciado em 2020. O campo de estudo foram os Anos Iniciais de uma escola pública localizada no interior da Serra Gaúcha. Este estudo se justifica pela importância de refletir sobre os desafios do trabalho docente, advindos do impacto da pandemia no contexto educacional. De cunho qualitativo, a pesquisa abordou cinco docentes, através de entrevista semiestruturada, registrada em áudio e posteriormente transcrita. Os dados obtidos foram refletidos através da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). O apoio teórico sustenta-se em Santos (2020), Saviani (2020), Tardif e Lessard (2005), Martins (2020), entre outros. Os resultados revelaram que as tecnologias digitais, a sobrecarga de trabalho e as frequentes adaptações nos conteúdos foram alguns dos desafios enfrentados pelas docentes e, consequentemente, têm gerado impactos significativos no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Também, ficou evidenciado que a pandemia é o momento de ressignificar as práticas pedagógicas trazendo novas metodologias e ferramentas que motivam o aluno. Como perspectivas, a valorização da educação e da profissão docente foram destacadas. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Trabalho docente |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemias |
en_US |
dc.title |
Trabalho docente e pandemia : um estudo acerca dos desafios enfrentados pelos educadores dos anos iniciais de uma escola pública do interior da serra gaúcha |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Pedagogia |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account