Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Trabalho docente e pandemia : um estudo acerca dos desafios enfrentados pelos educadores dos anos iniciais de uma escola pública do interior da serra gaúcha

Show full item record

Title: Trabalho docente e pandemia : um estudo acerca dos desafios enfrentados pelos educadores dos anos iniciais de uma escola pública do interior da serra gaúcha
Author: Frizon, Kátia
Abstract: O presente artigo visa averiguar quais foram os desafios no trabalho docente dos educadores dos Anos Iniciais a partir da pandemia da COVID-19. Tendo como objetivo central, investigar as transformações que podem estar ocorrendo no trabalho desses educadores, durante o período pandêmico iniciado em 2020. O campo de estudo foram os Anos Iniciais de uma escola pública localizada no interior da Serra Gaúcha. Este estudo se justifica pela importância de refletir sobre os desafios do trabalho docente, advindos do impacto da pandemia no contexto educacional. De cunho qualitativo, a pesquisa abordou cinco docentes, através de entrevista semiestruturada, registrada em áudio e posteriormente transcrita. Os dados obtidos foram refletidos através da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). O apoio teórico sustenta-se em Santos (2020), Saviani (2020), Tardif e Lessard (2005), Martins (2020), entre outros. Os resultados revelaram que as tecnologias digitais, a sobrecarga de trabalho e as frequentes adaptações nos conteúdos foram alguns dos desafios enfrentados pelas docentes e, consequentemente, têm gerado impactos significativos no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Também, ficou evidenciado que a pandemia é o momento de ressignificar as práticas pedagógicas trazendo novas metodologias e ferramentas que motivam o aluno. Como perspectivas, a valorização da educação e da profissão docente foram destacadas.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1111
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891111.pdf 223.9Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account