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O papel da trajetória da extensão do Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul na construção da história da instituição

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dc.contributor.advisor Oliveira, Maria Augusta Martiarena de pt_BR
dc.contributor.author Nevado, Alessandra Aragon pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-15T16:00:42Z
dc.date.available 2024-03-15T16:00:42Z
dc.date.issued 2023 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1064 pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa teve como objetivo compreender o papel da extensão no âmbito da história do Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para tal, realizou-se um embasamento teórico abarcando as categorias de História da Educação Profissional e Tecnológica, Extensão, e História, memória e Identidade no contexto da instituição escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e aplicada, cujos procedimentos envolveram pesquisa documental e história oral. Inicialmente, foram identificados e analisados documentos relacionados aos projetos de extensão no Campus Viamão do IFRS. A aplicação de critérios de exclusão e inclusão, aos 132 projetos identificados, resultou nos seguintes projetos/programa: EcoViamão, Sarau Cultural, Sou Campus Viamão, IFRS Contribui e Vivência do Mbyá Rekô. A pesquisa envolveu a realização de 21 entrevistas com gestores, coordenadores e colaboradores, bolsistas/ex-bolsistas e parceiros/membros da comunidade externa. O resultado foi um Produto Educacional intitulado Memórias Extensionistas, composto por uma série de três episódios: Construindo História, Para além dos muros e Contribuições dos projetos. A base teórica abrangeu diversos autores, destacando-se: Candau (2021), Ciavatta (2005, 2007), Le Goff (2013), Magalhães (1999, 2004, 2010), Pollak (1992) e Saviani (2005), no campo da História, memória e identidade. Também foram consideradas as bases teóricas da Educação Profissional e Tecnológica, Institutos Federais e a Extensão, com autores como: Freire (1983), Moura (2008), Pacheco (2011), Ramos (2008), Saviani (2007), Serrano (2013) e Severino (2016). Para a História oral, foram utilizadas as contribuições de Alberti (2013), Amado e Ferreira (2006), Ciavatta (2007 e 2009) e Grazziotin e Almeida (2012). Os resultados permitem compreender que a extensão teve grande impacto na construção do perfil do Campus Viamão, fortalecendo sua missão institucional e impactando positivamente o ensino e a pesquisa, ao conectar-se com as realidades locais. pt_BR
dc.description.abstract The objective of the current research was to grasp the role of extension in the history of the Viamão Campus at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS). In pursuit of this goal, a theoretical foundation covered the realms of Professional and Technological Education History, Extension, and History, Memory, and Identity within the school institution context. This constitutes a qualitative and applied study, with procedures involving documentary research and oral history. Initially, documents linked to extension projects at the IFRS Viamão Campus were identified and analyzed. Applying exclusion and inclusion criteria to the 132 identified projects yielded the following projects/programs: EcoViamão, Sarau Cultural, Sou Campus Viamão, IFRS Contribui, and Vivência do Mbyá Rekô. The research encompassed 21 interviews with managers, coordinators, collaborators, scholarship holders/former scholarship holders, and partners/members of the external community. The outcome was an Educational Product named Memories of Extensionists, comprising a series of three episodes: Building History, Beyond the Walls, and Project Contributions. The theoretical framework included various authors such as Candau (2021), Ciavatta (2005, 2007), Le Goff (2013), Magalhães (1999, 2004, 2010), Pollak (1992), and Saviani (2005) in the field of History, Memory, and Identity. The theoretical foundations of Professional and Technological Education, Federal Institutes, and Extension were also considered, with authors like Freire (1983), Moura (2008), Pacheco (2011), Ramos (2008), Saviani (2007), Serrano (2013), and Severino (2016). For oral history, contributions from Alberti (2013), Amado and Ferreira (2006) and Grazziotin and Almeida (2012) were incorporated. The results indicate that the extension had a substantial impact on shaping the Viamão Campus profile, fortifying its institutional mission, and positively influencing education and research by engaging with local realities. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Extensão pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Institutos federais de educação, ciência e tecnologia pt_BR
dc.title O papel da trajetória da extensão do Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul na construção da história da instituição pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level mestrado pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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