dc.contributor.advisor |
Sonza, Andréa Poletto |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Erliandro Felix |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-02-21T19:24:29Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-02-21T19:24:29Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1035 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A proposta deste trabalho parte de um desafio encontrado por este pesquisador, em
sua inserção no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e
Tecnológica (ProfEPT), uma vez que, ao realizar a disciplina Bases Conceituais da
EPT, foi percebida pouca sistematização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), na
interpretação dos conceitos fundamentais, trabalhados na disciplina, para o seu
entendimento. Essa disciplina tem como principal objetivo articular educação,
trabalho e formação humana, constituindo-se como um pilar fundamental para o
curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Contudo,
com base na interpretação a nós oferecida, percebemos que a falta de uma
sistematização de sinais-termo, de orientação marxista, dificultou o trabalho dos
Tradutores e Intérpretes Educacionais. Este fato desvelou, inclusive, a inexistência
de sinais criados para corresponder a determinados conceitos trabalhados na
disciplina. Tendo em vista esta dificuldade e a inexistência de um material
semelhante, propomos a criação de um glossário de sinais-termo de conceitos
baseados na teoria marxista. Esse conteúdo é trabalhado em disciplinas do Ensino
Médio do IFRS. O problema da pesquisa questiona quais são os termos marxistas
mais recorrentes no processo de ensino e aprendizagem do ensino médio integrado
à educação profissional? Diante desta constatação, como produzir um glossário de
termos/conceitos marxistas em Libras-português? O objetivo geral desta pesquisa
busca analisar termos marxistas mais recorrentes no processo de ensino e
aprendizagem do ensino médio integrado à educação profissional com a finalidade
de produzir um glossário de conceitos chaves em Libras-português. No que tange à
metodologia, o processo dessa pesquisa se pauta no desenvolvimento de um estudo
qualitativo que utiliza a pesquisa-ação e pesquisa participante para produzir e avaliar
o glossário, tendo em vista a experiência e envolvimento de profissionais da área,
buscando os principais termos, recorrentes em textos e vídeos trabalhados na
disciplina, a fim de, com base nesta recorrência, gerarmos nosso corpus de trabalho.
Esse processo realizou-se por meio de entrevistas com o levantamento dos termos
nos quais mais surgem dúvidas, bem como, a avaliação do produto final. Visamos o
debate acerca da pertinência da inclusão dos termos levantados em uma proposta
de glossário, considerando as contribuições desses diversos sujeitos. Após a
realização das entrevistas, partimos para a criação e, posterior, gravação em vídeo
da tradução/interpretação em sinais, tendo como base as contribuições dos
participantes indicados. O resultado deste material foi debatido com a comunidade
surda e demais integrantes de um processo educativo, na teoria marxista
(professores, intérpretes e alunos do ProfEPT), por meio de nova entrevista. Nossos
resultados direcionaram-se à criação de um produto educacional, em forma de
glossário, disponível gratuitamente, na plataforma Youtube, que apresenta aos
usuários os termos, explicações sobre os conceitos e sinalização para a Libras. Com
base na criação deste produto, estabelecemos reflexões acerca da importância da
presença de glossários para a formação continuada de Tradutores e Intérpretes
Educacionais de Libras, bem como, para a inclusão social do aluno surdo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The proposal of this work is part of a challenge encountered by this researcher,
during his insertion in the Postgraduate Program in Professional and Technological
Education (ProfEPT), since, when carrying out the subject Conceptual Bases of EPT,
little systematization of the Language was perceived. Brazilian Signs (Libras), in the
interpretation of fundamental concepts, worked on in the discipline, for their
understanding. This discipline's main objective is to combine education, work and
human training, constituting a fundamental pillar for the Professional Master's and
Professional and Technological Education course. However, based on the
interpretation offered to us, we realized that the lack of a systematization of term
signs, with a Marxist orientation, made the work of Educational Translators and
Interpreters difficult. This fact even revealed the lack of signs created to correspond
to certain concepts worked on in the discipline. In view of this difficulty and the lack of
similar material, we propose the creation of a glossary of term signs of concepts
based on Marxist theory. This content is covered in IFRS high school subjects. The
research problem asks what are the most recurrent Marxist terms in the teaching and
learning process of secondary education integrated with professional education?
Given this finding, how can we produce a glossary of Marxist terms/concepts in
Libras-Portuguese? The general objective of this research seeks to analyze the most
recurrent Marxist terms in the teaching and learning process of secondary education
integrated with professional education with the purpose of producing a glossary of
key concepts in Libras-Portuguese. Regarding methodology, the process of this
research is based on the development of a qualitative study that uses action
research and participant research to produce and evaluate the glossary, taking into
account the experience and involvement of professionals in the area, searching for
the main terms , recurring in texts and videos worked on in the discipline, in order to,
based on this recurrence, generate our corpus of work. This process was carried out
through interviews with the survey of the terms in which doubts arise most, as well as
the evaluation of the final product. We aim to debate the relevance of including the
terms raised in a glossary proposal, considering the contributions of these different
subjects. After carrying out the interviews, we started creating and subsequently
video recording the translation/interpretation into signs, based on the contributions of
the indicated participants. The result of this material was discussed with the deaf
community and other members of an educational process, in Marxist theory
(teachers, interpreters and ProfEPT students), through a new interview. Our results
were directed towards the creation of an educational product, in the form of a
glossary, available free of charge on the YouTube platform, which presents users with
terms, explanations about concepts and signs for Libras. Based on the creation of
this product, we established reflections on the importance of the presence of
glossaries for the continued training of Libras Educational Translators and
Interpreters, as well as for the social inclusion of deaf students. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Profissional e Tecnológica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Marxismo |
pt_BR |
dc.subject |
Glossário |
pt_BR |
dc.title |
Abreviando barreiras comunicacionais: o acesso ao conhecimento por meio de um glossário em libras-português de termos marxistas para o ensino em educação profissional e tecnológica |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
mestrado |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |