dc.contributor.advisor |
Procasko, Josiane Carolina Soares Ramos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Daitx, Tatiana Rodrigues |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-02-16T18:19:48Z |
|
dc.date.available |
2024-02-16T18:19:48Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1031 |
|
dc.description.abstract |
O presente estudo é parte da pesquisa do Mestrado Profissional em Educação
Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação
Profissional e Tecnológica – PROFEPT – do Instituto Federal do Rio Grande do Sul,
Campus Porto Alegre, na linha de pesquisa das Práticas Educativas em Educação
Profissional e Tecnológica. O estudo visa atender o Macro Projeto 1 – Propostas
metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na
Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A partir das mudanças impostas ao
Brasil e ao mundo, com o surgimento da pandemia de COVID-19, a rotina das
sociedades, em nível global, se alterou drasticamente. A educação também sofreu
mudanças que forçaram o desenho da realidade estruturada. Isso significou uma
reinvenção emergencial dos métodos de ensino e a prática por meio das tecnologias
da informação e comunicação (TDIC’s). A questão norteadora desta pesquisa versa
sobre as aprendizagens oriundas do ensino remoto: desafios e possibilidades nas
práticas pedagógicas da EPT. Para tanto, utilizou-se o procedimento metodológico
de revisão sistemática da literatura, com abordagem qualitativa, de natureza
aplicada. A partir da pesquisa bibliográfica, foi possível refletir sobre as adversidades
encontradas durante o ensino remoto e a necessidade de reorganizar a prática
pedagógica. Este trabalho tem por objetivo analisar o uso de metodologias ativas
mediadas por tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Busca ainda, identificar
as possibilidades que o ensino remoto trouxe para as práticas pedagógicas da EPT.
Como resultado da pesquisa, foi elaborado um produto educacional, que tem por
objetivo ser um instrumento de pesquisa, para ser aplicado nas práticas
pedagógicas da EPT. O produto educacional idealizado levou em conta a temática
da pesquisa e seus desdobramentos ao longo do percurso investigativo,
evidenciando as metodologias ativas. O produto educacional, resultado desta
pesquisa, foi um site, intitulado “Sala De Aula Invertida: uma metodologia ativa e sua
aplicabilidade na EPT através de recursos digitais”. O site foi avaliado por um grupo
de professores da EPT, através de um questionário na qual avaliou-se o aspecto
visual, conteúdo, estrutura e relevância. A partir da pesquisa e do produto
educacional desenvolvido, foi possível verificar que a metodologia da Sala de Aula
Invertida com o uso das TDIC’s foi bem aceita pelos participantes da pesquisa.
Verificou-se ainda, que o site atingiu seu objetivo –, de contribuir como instrumento
de apoio, trazendo informações que possibilitaram auxiliar no planejamento da ação
docente dos professores da EPT. A pesquisa constatou que as metodologias ativas
corroboraram para deixar o ensino mais interessante e desafiador, de forma a gerar
maior engajamento no aluno e contribuir para o desenvolvimento de habilidades
importantes, como a comunicação, autonomia, criatividade, tomada de decisões,
raciocínio lógico, dentre outras. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study is part of the research for the Professional Master's Degree in
Professional and Technological Education of the Graduate Program in Professional
and Technological Education - PROFEPT - of the Federal Institute of Rio Grande do
Sul, Porto Alegre Campus, in the line of research of Educational Practices in
Professional and Technological Education. The study aims to meet Macro Project 1 -
Methodological proposals and teaching resources in formal and non-formal teaching
spaces in Professional and Technological Education (EPT). The changes imposed
on Brazil and the world with the emergence of the COVID-19 pandemic has
drastically altered the routine of societies at a global level. Education has also
undergone changes that have forced the design of structured reality. This has meant
an emergency reinvention of teaching methods and practice through information and
communication technologies (ICTs). The guiding question of this research is about
remote learning: challenges and possibilities in EFA teaching practices. To this end,
we used the methodological procedure of a systematic literature review, with a
qualitative approach, of an applied nature. Through the literature review, it was
possible to reflect on the adversities encountered during remote teaching and the
need to reorganize pedagogical practice. This work aims to analyze the use of active
methodologies mediated by digital technologies in pedagogical practices. It also
seeks to identify the possibilities that remote teaching has brought to EFA teaching
practices. As a result of the research, an educational product was created, which
aims to be a research tool to be applied in EFA teaching practices. The idealized
educational product took into account the theme of the research and its
developments along the investigative path, highlighting active methodologies. The
educational product resulting from this research was a website entitled "Inverted
Classroom: an active methodology and its applicability in EFA through digital
resources". The site was evaluated by a group of EFA teachers using a questionnaire
which assessed the visual aspect, content, structure and relevance. Based on the
research and the educational product developed, it was possible to verify that the
Inverted Classroom methodology with the use of ICT was well accepted by the
research participants. It was also found that the site achieved its objective - to
contribute as a support tool, providing information that helped EFA teachers plan
their teaching activities. The research found that active methodologies helped make
teaching more interesting and challenging, generating greater student engagement
and contributing to the development of important skills, such as communication, |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Profissional e Tecnológica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas Pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias ativas |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagens oriundas do ensino remoto: desafios e possibilidades nas práticas da educação profissional e tecnológica |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
mestrado |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |