Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A arte no Ensino Médio Integrado: a importância do conhecimento em arte para uma formação integral e emancipatória

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pizzato, Michelle Camara pt_BR
dc.contributor.author Zingano, Ester Miriane pt_BR
dc.date.accessioned 2024-01-08T13:25:50Z pt_BR
dc.date.issued 2023 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/973 pt_BR
dc.description.abstract No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), esta pesquisa teve como tema: A Arte no Ensino Médio Integrado: a importância do conhecimento em Arte para uma formação integral e emancipatória. Como objetivo geral, analisar a relevância do ensino da Arte como componente fundamental para uma formação integral e emancipatória no Ensino Médio Integrado (EMI). E investigar de que forma o ensino e aprendizado das Artes visuais no EMI podem contribuir para o desenvolvimento completo dos estudantes, capacitando-os a explorar carreiras não relacionadas às Artes e adquirir conhecimentos que enriqueçam suas habilidades profissionais em diversas áreas no mundo do trabalho. Os objetivos específicos incluíram a análise do contexto histórico da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, a definição da concepção de Educação Integral e a importância do conhecimento em Arte nesse contexto, bem como a exploração da ligação entre experiências em Arte e a formação para o mundo do trabalho. O estudo é de natureza aplicada, numa abordassem qualitativa, no tipo estudo de caso. A coleta de dados envolveu questionários e a análise foi utilizando o método de Análise Textual Discursiva. Além disso, a pesquisa buscou contribuir com um produto educacional na forma de um jogo pedagógico destinado a destacar a importância dos conceitos artísticos na formação integral dos estudantes do Educação Profissional e Tecnológico (EPT) para sua futura inserção no mundo do trabalho. Os resultados apontaram a necessidade de aprimorar a integração da Arte na EPT, e o jogo pedagógico desenvolvido foi avaliado positivamente como uma ferramenta eficaz para promover o aprendizado de conceitos artísticos que enriquecem a formação integral dos estudantes da EPT. Devido à sua replicabilidade e utilidade educacional, o jogo pedagógico pode ser disponibilizado para uso em instituições de ensino e ambientes formais e não formais de educação, contribuindo para a promoção da formação integral dos alunos da EPT em suas futuras carreiras profissionais. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Ensino médio integrado pt_BR
dc.subject Artes visuais pt_BR
dc.title A arte no Ensino Médio Integrado: a importância do conhecimento em arte para uma formação integral e emancipatória pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level mestrado pt_BR
dc.degree.date 2023 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789973.pdfBlocked 7.328Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account