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Informática na Educação Básica : constituição do aprendizado da informática e consequências sobre o ensino na pandemia

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dc.contributor.advisor De Bona, Aline Silva pt_BR
dc.contributor.author Zanotti, Marcelo Rocha pt_BR
dc.date.accessioned 2023-11-13T13:45:26Z
dc.date.available 2023-11-13T13:45:26Z
dc.date.issued 2023 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/931 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho esclarece de forma inicial que grande parte das dificuldades tanto de professores como de alunos em meio a pandemia tiveram relação direta com a falta de conhecimentos mais robustos de conceitos básicos de informática e funcionamento da internet. Utilizando para isto uma abordagem bibliográfica, buscando não somente artigos como também reportagens, usando a metodologia qualitativa no tratamento das informações obtidas, conseguiu-se chegar a conclusão que faltou um letramento digital de forma geral na comunidade acadêmica. Pode-se concluir então que o não conhecimento de alguns conceitos técnicos sobre o funcionamento da internet acabou por prejudicar muitos alunos e que o não entendimento por parte dos professores de algumas normas sobre adaptabilidade e disponibilidade de documentos na internet fez com que eles produzissem material que, dentro de suas capacidades, impossibilitaram alguns alunos de acessarem, além da já conhecida fragilidade no que tange inclusão digital, principalmente no acesso a equipamentos como computadores e impressoras, que poderiam ser um facilitador para os alunos.Ficando assim justificado um estudo mais aprofundado e entendido que, o que em minhas percepções já desconfiava, a falta de profissionais formados na área da tecnologia nas escolas de Educação Básica resultaram em um conhecimento raso do funcionamento das TDICs. pt_BR
dc.description.abstract This work initially clarifies that a large part of the difficulties faced by both teachers and students in the midst of the pandemic were directly related to the lack of more robust knowledge of basic computer concepts and how the internet works. Using a bibliographic approach, searching not only for articles but also for reports, using a qualitative methodology to process the information obtained, it was possible to reach the conclusion that the academic community lacked digital literacy in general. It can therefore be concluded that the lack of knowledge of some technical concepts about how the internet works ended up hindering many students and that the teachers' failure to understand some of the rules about adaptability and the availability of documents on the internet led them to produce material that, within their capabilities, made it impossible for some students to access it, in addition to the already well-known weakness in terms of digital inclusion, especially in terms of access to equipment such as computers and printers, which could be a facilitator for students. A more in-depth study was thus warranted and it was understood that, as I had already suspected, the lack of professionals trained in the field of technology in basic education schools resulted in a shallow knowledge of how DICTs work. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Informática na educação pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.title Informática na Educação Básica : constituição do aprendizado da informática e consequências sobre o ensino na pandemia pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.local Osório, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Osório pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Educação Básica e Profissional pt_BR


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