dc.contributor.advisor |
Wesner, Sérgio Viana |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Brasil, Marcos Vinícius |
|
dc.date.accessioned |
2023 |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-07-19T19:23:30Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/813 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa em nível de Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) tem como finalidade investigar a pertinência da educação financeira e de hábitos de consumo na trajetória de estudantes do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) e a pesquisa foi exploratória. O Proeja tem por objetivo atender à demanda de acesso de jovens e adultos à educação profissional e tecnológica de forma articulada com a elevação da escolaridade. O Produto Educacional que acompanha esta dissertação foi desenvolvido com o propósito de contribuir para o gerenciamento das finanças pessoais e incentivar a prática de um consumo mais consciente no cotidiano dos discentes do Proeja. O estudo aborda a transversalidade entre a educação financeira, cultura do consumo e as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). É apresentada uma pesquisa bibliográfica para evidenciar conceitos e estruturas que permeiam o campo do comportamento da educação financeira e da cultura do consumo. No percurso investigativo, é adotada a abordagem qualitativa de caráter exploratório, que consolidou a pesquisa educacional através da aplicação de questionários e entrevistas com os discentes do Proeja. A pesquisa foi realizada de forma presencial no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS –, Campus Porto Alegre, com os discentes do Curso Técnico em Administração da modalidade Proeja. A análise de resultados é apresentada através de excertos das entrevistas, quadros e gráficos a partir dos dados colhidos nos questionários em conjunto com a empiria do referencial bibliográfico. O Produto Educacional apresentado através de uma cartilha em formato digital (PDF) considera os resultados da pesquisa e, busca, através de uma linguagem acessível, aproximar os discentes do Proeja do universo das finanças pessoais em seu cotidiano, auxiliando a identificar oportunidades e enfrentar adversidades do capitalismo contemporâneo, o que corrobora para a formação de sujeitos críticos, conscientes e do seu papel social como participantes ativos na sociedade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research at the level of the Professional Master's Program in Professional and Technological Education (ProfEPT) aimed to investigate the relevance of financial education and consumption habits in the trajectory of PROEJA students (National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Mode of Youth and Adult Education). PROEJA aims to meet the demand for access by young
people and adults to professional and technological education in an articulated manner with the increase in schooling. The Educational Product that accompanies this dissertation was developed with the purpose of contributing to the management of personal finances and encouraging the practice of more conscious consumption in the daily lives of PROEJA students. The study addresses the transversality between financial education, consumer culture and the conceptual bases of Professional and Technological Education (EPT). Bibliographical research is presented to highlight concepts and structures that permeate the field of financial education behavior and consumer culture. In the investigative route, a qualitative approach of an exploratory nature was adopted, which consolidated the educational research through the application of questionnaires and interviews with PROEJA students. The survey was carried out in person at the Federal Institute of Rio Grande do Sul - IFRS, Porto Alegre Campus, with students of
the Technical Course in Administration of the PROEJA modality. The analysis of results is presented through excerpts from the interviews, tables and graphs from the data collected in the questionnaires together with the empirical bibliographic reference.
The Educational Product presented through a booklet in digital format (PDF), considers the results of the research and search through an accessible language to bring PROEJA students closer to the universe of personal finance in their daily lives, helping to identify opportunities and face the adversities of capitalism contemporary, which corroborates the formation of critical, conscious subjects and their social role as active participants in society. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Profissional e Tecnológica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Orçamento familiar |
pt_BR |
dc.title |
Desafios na superação do consumismo e endividamento pessoal: a educação financeira no contexto dos alunos do PROEJA do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
mestrado |
pt_BR |
dc.degree.date |
2023 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |