Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A socialização organizacional no contexto do IFRS - Campus Farroupilha: sistematização de saberes para a gestão de pessoas

Show simple item record

dc.contributor.advisor Castaman, Ana Sara pt_BR
dc.contributor.author Reginatto, Adriane
dc.date.accessioned 2022 pt_BR
dc.date.accessioned 2023-07-05T19:27:55Z
dc.date.available 2023-07-05T19:27:55Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/810
dc.description.abstract O presente estudo trata da socialização de ingressantes em uma instituição federal de ensino. Inserido na Linha de Pesquisa de “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, teve por lócus o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e buscou analisar os saberes e procedimentos necessários para o acolhimento e integração dos servidores ingressantes, com a finalidade de propor um manual que forneça subsídios teóricos e práticos à melhoria da condução do processo de socialização pela Gestão de Pessoas (GP), no campus Farroupilha. Fundamenta-se teórica e metodologicamente na Análise de Movimentos de Sentidos e pauta-se no método de investigação dialético, sendo que a produção dos dados deu-se a partir da literatura referencial ao tema e por meio de pesquisa de campo do tipo estudo de caso com aplicação de dois questionários on-line, disponibilizados no google forms. O primeiro direcionado a 30 servidores que atuam na GP de todos os campi do IFRS e o segundo a 286 ingressantes (nomeações, remoções, redistribuições e contratos, no período entre janeiro de 2018 e junho de 2021). Os dados obtidos mostram que embora o IFRS não tenha adotado um programa oficial para a socialização de ingressantes, são realizadas ações neste sentido. Ainda que não sejam aplicadas de forma sistêmica, quando realizadas, se mostraram efetivas. Os ingressantes relatam terem sido realizadas atividades como acolhida pela GP, apresentação do campus e colegas, reuniões com setores, entre outras, o que gerou satisfação e poucos contratempos. Nos casos em que não houve este tipo de envolvimento, os ingressantes apresentaram dificuldades e demonstraram sentimentos de abandono e descaso. Ainda, identificaram-se os conteúdos que devem ser explanados pela GP quando da chegada de um novo membro. Por meio das análises dos dados e das sínteses realizadas, elaborou-se um produto educacional sistematizando os saberes para auxiliar os servidores da GP do campus Farroupilha na condução do referido processo. O material textual desenvolvido constitui-se de um manual do ingressante, o qual versa sobre o histórico do IFRS e do campus Farroupilha e aborda os conteúdos indispensáveis para que o ingressante possa iniciar suas atividades com maior tranquilidade. O produto educacional foi submetido à avaliação dos servidores que atuam nos setores de GP dos campi do IFRS, como potenciais usuários do material. Na avaliação consideraram-se categorias como: atratividade, compreensão, aceitação, envolvimento, impacto e objetivos. O produto foi aprovado, com resultado expressivo, em todas as categorias. Por meio deste estudo, espera-se contribuir com a instituição para o alcance dos objetivos institucionais. Acredita-se que melhorar os processos de socialização constitui-se em uma postura que poderá afetar positivamente o desempenho da instituição frente à educação profissional e tecnológica. O produto educacional, poderá constituir-se de uma ferramenta auxiliar aos servidores da GP do campus Farroupilha, sendo ainda possível a adaptação aos demais campi. Será também disponibilizado em repositório público com livre acesso a outros pesquisadores ou instituições que se interessem pelo assunto. en_US
dc.description.abstract The present study deals with the socialization of freshmen in a federal educational institution. Inserted in the Research Line of “Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education”, of the Graduate Program in Professional and Technological Education, its locus was the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS) and sought to analyze the knowledge and procedures necessary for the reception and integration of new servers, with the purpose of proposing a manual that provides theoretical and practical subsidies to improve the conduction of the socialization process by People Management (GP), on the Farroupilha campus. It is theoretically and methodologically based on the Analysis of Movements of Meanings and is based on the dialectical investigation method, and the production of data took place from the referential literature on the subject and through field research of the case study type. with the application of two online questionnaires, available on google forms. The first aimed at 30 civil servants who work in the GP of all IFRS campuses and the second at 286 newcomers (appointments, removals, redistributions and contracts, in the period between January 2018 and June 2021). The data obtained show that although the IFRS has not adopted an official program for the socialization of newcomers, actions are carried out in this sense. Even if they are not applied in a systemic way, when carried out, they proved to be effective. Newcomers report having carried out activities such as being welcomed by the GP, presentation of the campus and colleagues, meetings with sectors, among others, which generated satisfaction and few setbacks. In cases where this type of involvement did not take place, the freshmen presented difficulties and demonstrated feelings of abandonment and neglect. Also, the contents that must be explained by the GP when a new member arrives were identified. Through the analysis of the data and the syntheses carried out, an educational product was elaborated, systematizing the knowledge to help the servers of the GP of the Farroupilha campus in the conduction of the mentioned process. The textual material developed consists of a newcomer's manual, which deals with the history of the IFRS and the Farroupilha campus and addresses the indispensable contents so that the newcomer can start his activitieswith greater tranquility. The educational product was submitted to the evaluation of public servants who work in the GP sectors of the IFRS campuses, as potential users of the material. In the evaluation, categories such as: attractiveness, understanding, acceptance, involvement, impact and objectives were considered. The product was approved, with expressive results, in all categories. Through this study, it is expected to contribute with the institution to the achievement of institutional objectives. It is believed that improving socialization processes constitutes a posture that can positively affect the performance of the institution in terms of professional and technological education. The educational product may be an auxiliary tool for GP servers on the Farroupilha campus, with adaptation to other campuses still possible. It will also be made available in a public repository with free access to other researchers or institutions interested in the subject. en_US
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica en_US
dc.subject Serviço público en_US
dc.subject Gestão de pessoas en_US
dc.subject Socialização organizacional en_US
dc.title A socialização organizacional no contexto do IFRS - Campus Farroupilha: sistematização de saberes para a gestão de pessoas en_US
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level mestrado pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789810.pdf 45.42Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account