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A Propriedade Intelectual no ensino médio: uma proposta de método de implementação para o PROEJA

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dc.contributor.advisor Farias, Claudio Vinicius Silva pt_BR
dc.contributor.advisor Kloeckner, Ana Paula pt_BR
dc.contributor.author Santos, Keylla Oliveira dos pt_BR
dc.date.accessioned 2023-07-05T18:34:15Z
dc.date.available 2023-07-05T18:34:15Z
dc.date.issued 2023 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/808 pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho abordou a Propriedade Intelectual dentro do ensino médio integrado ao técnico, através da modalidade PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), onde tem-se alunos em fase final de ensino básico, em busca por uma melhor colocação no mercado de trabalho por meio da sua qualificação. Em contrapartida, temos as empresas demandando por profissionais para atuação nas diferentes áreas da Propriedade Intelectual. O objetivo deste trabalho foi propor um método para a inserção da temática da Propriedade Intelectual no ensino médio integrado ao técnico (PROEJA). Para o cumprimento deste objetivo, utilizou-se os objetivos específicos: Definir o perfil dos alunos do PROEJA do IFRS campus Porto Alegre e seu grau de entendimento sobre Propriedade Intelectual; analisar junto aos docentes do PROEJA do IFRS campus Porto Alegre, a melhor estratégia para a inserção no ensino desta temática; propor um guia ajustado às expectativas de docentes e discentes, que possibilite o ensino da Propriedade Intelectual; e por fim validar com os alunos o interesse no guia proposto. O trabalho foi apresentado por meio do método Design Science Research (DSR), aliado ao estudo de caso. pt_BR
dc.description.abstract The present research approached Intellectual Property within high school integrated to technical, through the PROEJA modality (National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education Mode), where have students in the final stage of basic education, in search of a better placement in the job market through their qualification. On the other hand, we have companies demanding professionals to work in different areas of Intellectual Property. The objective of this research was to propose a method for the insertion of the theme of Intellectual Property in the high school integrated to the technician (PROEJA). In order to achieve this objective, was used the following specific objectives: To define the profile of PROEJA students at the Porto Alegre campus and their level of understanding of Intellectual Property; to analyze, together with PROEJA teachers at the IFRS Porto Alegre campus, the best strategy for the insertion in the teaching of this theme; to propose a guide adjusted to the expectations of teachers and students, which makes possible the teaching of Intellectual Property; and finally to validate with the students the interest in the proposed guide. The work was presented through the Design Science Research (DSR) method, combined with the case study. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Propriedade intelectual pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title A Propriedade Intelectual no ensino médio: uma proposta de método de implementação para o PROEJA pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Mestrado pt_BR
dc.degree.date 2023 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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