Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Material didático de alfabetização para estudantes imigrantes e refugiados da Educação Básica

Show simple item record

dc.contributor.other Balzan, Carina Fior Postingher pt_BR
dc.contributor.other Turcatti, Alissa pt_BR
dc.contributor.other Citolin, Cristina Bohn pt_BR
dc.date.accessioned 2023-06-19T23:10:11Z
dc.date.available 2023-06-19T23:10:11Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.isbn 978-65-5950-069-7
dc.identifier.issn 978-65-5950-070-3
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/798
dc.description.abstract O material didático foi produzido com o intuito de auxiliar o processo de ensino e de aprendizagem de estudantes imigrantes/refugiados ou filhos de imigrantes em fase de alfabetização matriculados na Educação Básica. Sabemos que o conhecimento da língua portuguesa é condição imprescindível não apenas para a comunicação oral, mas para a interação do estudante imigrante e refugiado com a comunidade escolar, permitindo-lhe avançar na leitura e na aquisição e consolidação da escrita. O material foi desenvolvido com base na perspectiva teórica de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) e tem como princípios norteadores o conhecimento do vocabulário básico, que permite ao estudante participar de situações cotidianas de interação social, seja na escola, seja na comunidade; e a interculturalidade, que valoriza os saberes prévios dos estudantes, sua língua e sua cultura. As atividades de alfabetização contemplam a tecnologia da escrita, desde a exploração do nome próprio, reconhecimento de letras do alfabeto, fonemas, rimas, avançando para a formação de palavras e frases. A fim de favorecer o aprendizado da língua, o vocabulário básico das atividades é apresentado de forma multimodal (palavra, imagem e som) e plurilíngue (português, espanhol e crioulo haitiano). Além disso, com o intuito de valorizar a diferença cultural e linguística dos estudantes, foram incluídos vídeos explicativos e músicas em espanhol e crioulo haitiano, que podem ser trabalhados com toda a turma, inclusive os falantes de português. Assim, todos entram em contato diferentes formas de ser e estar no mundo, aprendendo juntos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - Brasil pt_BR
dc.subject Língua portuguesa (Ensino fundamental) pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Refugiados pt_BR
dc.subject Imigrantes pt_BR
dc.title Material didático de alfabetização para estudantes imigrantes e refugiados da Educação Básica pt_BR
dc.type livro pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Material do ALUNO COMPLETO 2023.pdf 5.837Mb PDF View/Open Texto completo
Material Professor COMPLETO 2023.pdf 5.988Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account