dc.description.abstract |
O material didático foi produzido com o intuito de auxiliar o processo de ensino e de aprendizagem de estudantes imigrantes/refugiados ou filhos de imigrantes em fase de alfabetização matriculados na Educação Básica. Sabemos que o conhecimento da língua portuguesa é condição imprescindível não apenas para a comunicação oral, mas para a interação do estudante imigrante e refugiado com a comunidade escolar, permitindo-lhe avançar na leitura e na aquisição e consolidação da escrita. O material foi desenvolvido com base na perspectiva teórica de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) e tem como princípios norteadores o conhecimento do vocabulário básico, que permite ao estudante participar de situações cotidianas de interação social, seja na escola, seja na comunidade; e a interculturalidade, que valoriza os saberes prévios dos estudantes, sua língua e sua cultura. As atividades de alfabetização contemplam a tecnologia da escrita, desde a exploração do nome próprio, reconhecimento de letras do alfabeto, fonemas, rimas, avançando para a formação de palavras e frases. A fim de favorecer o aprendizado da língua, o vocabulário básico das atividades é apresentado de forma multimodal (palavra, imagem e som) e plurilíngue (português, espanhol e crioulo haitiano). Além disso, com o intuito de valorizar a diferença cultural e linguística dos estudantes, foram incluídos vídeos explicativos e músicas em espanhol e crioulo haitiano, que podem ser trabalhados com toda a turma, inclusive os falantes de português. Assim, todos entram em contato diferentes formas de ser e estar no mundo, aprendendo juntos. |
pt_BR |