dc.contributor.author |
Silva, Larissa Carniel da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pasqualetto, Terrimar Ignácio |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-05-10T23:48:29Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-05-10T23:48:29Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/790 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A expansão e interiorização do ensino superior no Brasil abriu espaço para a criação de
novos cursos de graduação, entre eles as licenciaturas interdisciplinares. A Licenciatura em Ciências
Exatas é um exemplo dessa modalidade de formação. A criação de tais cursos se fundamenta na
necessidade de diminuir os distanciamentos disciplinares, promover uma educação menos
compartimentada e propiciar diferentes níveis de integração entre os temas costumeiramente
discutidos de forma isolada. Pensando nisso, este trabalho teve como objetivo investigar de que forma
a interdisciplinaridade é apresentada nos Projetos Pedagógicos de Curso e aparece nas ementas das
disciplinas de cursos de Licenciatura em Ciências Exatas ativos no Brasil. Para isso, desenvolvemos
uma pesquisa qualitativa do tipo documental, na qual foram analisados seis cursos de Licenciatura em
Ciências Exatas oferecidos por quatro instituições públicas de ensino superior. A partir da análise de
seis Projetos Pedagógicos de Curso, totalizando 688 disciplinas, verificamos que somente 36 dessas
apresentavam aspectos e características interdisciplinares em suas ementas. O exame dos documentos
apontados revelou ainda uma considerável diversificação nas características curriculares dos cursos
investigados, o que pode estar relacionado à ausência de parâmetros curriculares nacionais que
norteiem a criação de cursos superiores interdisciplinares. Percebe-se, portanto, que, apesar de avanços
e da intenção de interdisciplinaridade estar presente nos Projetos Pedagógicos de Curso, ela ainda é
pouco trabalhada nas ementas das disciplinas das Licenciaturas em Ciências Exatas |
en_US |
dc.description.abstract |
The expansion and internalization of Higher Education in Brazil opened space for the
creation of new undergraduate courses, including interdisciplinary degrees, among which are the
Degree in Exact Sciences. The creation of such courses is based on the need to reduce disciplinary
hold off, promising less compartmentalized education and provide different levels of integration
between themes that are usually isolated discussion. With that in mind, this work aimed to investigate
how interdisciplinarity is presented in Course Pedagogical Projects and appears in the syllabi of
current courses of Degree in Exact Sciences, in Brazil. For this, we developed qualitative research of
the documentary type, in which six courses of Degree in Exact Sciences offered by four public
institutions of Higher Education were analyzed. Based on the analysis of six Course Pedagogical
Projects, totaling 688 disciplines, we found that only 36 of these disciplines had interdisciplinary
aspects and characteristics in their syllabi. Examination of the documents mentioned also revealed
considerable diversification in the curricular characteristics of investigated courses, which may be
related to the absence of national curricular parameters that guide the creation of interdisciplinary
higher education courses. It can be seen, therefore, that despite advances and the intention of
interdisciplinarity being present in Course Pedagogical Projects, it is still little worked on the syllabi of
the disciplines in Degrees in Exact Sciences. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.title |
A interdisciplinaridade no ensino superior: Uma análise das Licenciaturas em Ciências Exatas a partir de seus Projetos Pedagógicos de Curso |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Educação Básica e Profissional |
pt_BR |