Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Que horas ela volta?: Desigualdades no acesso ao ensino superior

Show simple item record

dc.contributor.advisor Oliveira, Maria Augusta Martiarena de pt_BR
dc.contributor.author Rigoni, Priscila pt_BR
dc.date.accessioned 2023-04-06T15:25:05Z pt_BR
dc.date.available 2023-04-06T15:25:05Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/786 pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista que o cinema é uma ferramenta que pode ser utilizada no espaço acadêmico como forma de estimular o pensamento crítico, bem como de aprimorar o olhar, este trabalho tem como objetivo principal analisar as relações que existem entre o filme Que horas ela volta? (Muylaert, 2015), e a área de políticas públicas em educação de acesso e de permanência no ensino superior, além de propor um material didático para abordar essa temática em aula. Este filme narra a história de Jéssica, uma jovem filha de uma empregada doméstica, a qual quer prestar vestibular para o curso de Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU. Assim, esta pesquisa qualitativa documental se baseia na Análise do Filme, fundamentada pelos autores Jacques Aumont e Michel Marie (1993), para desenvolver a coleta e a análise dos dados. De maneira que para a elaboração do material didático é utilizado o conceito de Design Thinking. Portanto, analisar este filme é relevante, pois coloca em pauta temas caros para o Brasil atual promovendo reflexões sobre o funcionamento das relações sociais, das suas hierarquias e dos preconceitos, as quais se entrelaçam às questões de acesso ao ensino superior. pt_BR
dc.description.abstract Cinema is a tool that can be used in the academic space as a way to stimulate critical thinking. Therefore, this work has as main objective to analyze the relations that exist between the film Que hora ela volta? (Muylaert, 2015), and the public policies of access and permanency in higher education, in addition to that proposes didactic material to address this topic in the classroom. This film tells the story of Jessica, a young daughter of a maid, who wants to take the entrance exam for the Architecture course at the Faculty of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo – FAU. Thus, this documentary qualitative research collection and data analysis is based on Film Analysis, based on the authors Jacques Aumont and Michel Marie (1993). So that for the Design Thinking was used for the elaboration of the didactic material. The analysis of this film raises issues that are extremely relevant to Brazil today, promoting reflections on the functioning of social relations, their hierarchies and prejudices, which are intertwined with issues of access to higher education. en_US
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Cinema e educação pt_BR
dc.title Que horas ela volta?: Desigualdades no acesso ao ensino superior pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.local Osório, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Osório pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Educação Básica e Profissional pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789786.pdf 19.54Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account