dc.description.abstract |
É essencial que a fundamentação do currículo integrado esteja presente na documentação institucional e na organização do trabalho pedagógico buscando por práticas pedagógicas que visam à integração dos currículos com a participação de todos os envolvidos no processo, estudantes, docentes, equipes pedagógicas e demais servidores técnico-administrativos. O presente Produto Educacional é resultante de pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), nos campi Bento Gonçalves e Ibirubá, com o objetivo de analisar os processos de reformulação de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) em busca da efetivação do Ensino Médio Integrado (EMI). No Produto Educacional, traz-se uma proposta para orientar a reformulação dos PPC dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com o intuito de efetivar os currículos integrados, trocar conhecimentos e experiências no IFRS e com outras instituições educativas. Tem como finalidade contribuir com os docentes, equipes pedagógicas e gestores no desenvolvimento do currículo integrado, que envolve sua construção, implementação e avaliação. |
pt_BR |