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Curricularização da extensão: um olhar institucional

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dc.contributor.advisor Sonza, Andréa Poletto pt_BR
dc.contributor.author Ferreira, Rosângela pt_BR
dc.date.accessioned 2023-02-10T16:37:49Z
dc.date.available 2023-02-10T16:37:49Z
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.isbn 978-65-5950-119-9 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/776 pt_BR
dc.description.abstract A promulgação da Lei n.º 13.005/2014 aprovou o Plano Nacional de Educação para o período de 2014-2024 e colocou as Instituições de Ensino Superior, através da Estratégia 12.7, frente à necessidade de assegurar, no mínimo, 10% da carga horária total dos créditos curriculares de seus cursos de graduação em programas e projetos de extensão, prioritariamente em áreas de grande pertinência social. A Resolução do Conselho Nacional de Educação n.º 7/2018 regulamentou essa exigência e estabeleceu diretrizes e princípios orientadores para a extensão universitária. Dada a necessidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e de outros Institutos Federais em avançar no processo de efetivação de propostas curriculares que contemplem práticas extensionistas, essa pesquisa tem por objetivo propor estratégias para a apropriação de conhecimentos e metodologias que contribuam para a curricularização da extensão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A pesquisa utiliza a metodologia qualitativa, de modo a analisar as experiências e aspectos que contribuem e/ou dificultam para a curricularização da extensão no contexto dos Institutos Federais. No que se refere aos objetivos, a pesquisa classifica-se como exploratória. Para isso foram analisados documentos normativos referentes à institucionalização da inserção curricular da extensão e aplicada entrevista com servidores dos setores de ensino e extensão, nos Institutos Federais que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os dados coletados foram analisados dentro dos pressupostos teóricos da análise de conteúdo, segundo Bardin. Os resultados da pesquisa demonstram que a curricularização da extensão é um processo de abrangência institucional, que necessita da articulação de diversos setores acadêmicos para se efetivar. No contexto dos Institutos Federais, as estratégias utilizadas para a implementação da inserção curricular da extensão nos cursos são através de componentes curriculares não específicos, de componentes específicos ou por blocos de creditação/integralização. Em relação aos fatores que podem limitar e contribuir para a inserção curricular da extensão, constatou-se que os desafios são o desconhecimento conceitual e metodológico da prática extensionista, os procedimentos de registro das atividades e a resistência da comunidade acadêmica e externa. Quanto às possibilidades para um ambiente institucional favorável ao processo de curricularização, são propostas quatro abordagens institucionais: capacitação sobre extensão, indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, autoconhecimento institucional e divulgação de experiências e resultados. A partir da análise dos resultados, pode-se identificar como produto educacional ideal uma série de vídeos animados, no estilo de Whiteboard Animation. A construção e o conteúdo da série estão embasados em fontes bibliográficas, legislação e nas informações obtidas no decorrer do estudo. A avaliação da proposta de produto educacional deu-se por meio de questionário on-line, com servidores do IFRS. Os resultados dessa avaliação permitem afirmar que o produto educacional atendeu os objetivos propostos e foi bem aceito pelos avaliadores, constituindo-se como um instrumento auxiliar ao processo de curricularização da extensão no IFRS. O estudo situa-se na Linha de Pesquisa da Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.title Curricularização da extensão: um olhar institucional pt_BR
dc.type outros pt_BR


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