Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Podcast educacional como recurso pedagógico: práticas educativas sobre juventude, trabalho e transição para o ensino médio em uma escola de ensino fundamental de Alvorada/RS

Show simple item record

dc.contributor.advisor Zucolotto, Andréia Modrzejewski pt_BR
dc.contributor.author Rosa, Renan Silveiro pt_BR
dc.date.accessioned 2022 pt_BR
dc.date.accessioned 2022-12-01T12:49:33Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/738 pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa objetiva analisar os temas trabalho e transição para o Ensino Médio (EM) ou Ensino Médio Integrado (EMI) na construção dos projetos de vida dos estudantes de 9° ano do Ensino Fundamental (EF) e Totalidade 6 (T6) da Educação de Jovens e Adultos na EMEF Idalina de Freitas Lima de Alvorada/RS. Para tanto a pesquisa procurou investigar as narrativas dos estudantes sobre sua condição juvenil, planos de vida e futuro, mundo do trabalho e a transição do EF para o EM ou EMI, desenvolver um produto educacional na forma de um Produto de Comunicação do tipo Podcast Educacional produzido com a colaboração dos docentes e estudantes e aplicá-lo para posterior avaliação feita por educadores. Metodologicamente, caracteriza-se como pesquisa de natureza qualitativa, aplicada, do tipo pesquisaação. Os procedimentos metodológicos compreendem a realização de entrevistas semiestruturadas, a aplicação de questionário e Análise Textual Discursiva dos dados. O estudo obteve como resultado quatro categorias de análise: Condição Juvenil, Projetos de Vida, Mundo do Trabalho e Transição do EF para o EM, que subsidiaram a criação do “Idacast”, um produto educacional do tipo podcast, o qual foi descrito e fundamentado com base revisão de literatura sobre podcasts como recurso pedagógico. A pesquisa concluiu que a Pandemia de COVID-19 teve influência sobre a condição juvenil dos jovens, limitando suas sociabilidades, além de se sentirem pressionados em relação ao desempenho escolar e à tomada de decisões. Seus projetos de vida têm diferentes complexidades e apontam para uma forte relação com o mundo do trabalho associado a um desejo de independência. Os estudantes não percebem uma relação direta entre sua escola e o mundo do trabalho. A transição ao EM é vista por eles como momento de incertezas e expectativas, e os principais critérios para escolher uma escola de EM são a qualidade do ensino e a influência de amigos próximos. pt_BR
dc.description.abstract This research’s goal is to analyze the themes of work and transition to regular high school (HS) or to the high school integrated with the professional and technological education (HSI) in the development of 9th grade or T6 middle school (MS) students’ life projects at Idalina de Freitas Lima school, in Alvorada/RS. The research investigated students’ narratives about their juvenile condition, life and future plans, world of work, and the transition to HS or HSI, developed an educational product in the form of an educational podcast (communication product) produced in collaboration with the schoolteachers and students, to be applied in the school and then evaluated by educators. Methodologically, it is an applied qualitative research, of the action research kind. The methodological proceedings were the semi-structured interviews, questionnaires, and Discursive Textual Analysis of the data. The study resulted in four categories of analysis, Juvenile Condition, Life Projects, World of Work, and Transition from MS to HS, which served as basis for the creation of “Idacast”, a podcast-like educational product, which has been described and conceptualized by literature review about podcasts when used as pedagogical resources. The research’s conclusion was that the COVI-19 pandemic influenced the juvenile condition of the students, limiting their social relations, and that they feel pressured by school performance and decision making. Their life projects vary in complexity and show a strong relation with the world of work, also associated with the wish for independence. The students do not notice a direct relation between school and the world of work. The transition to HS is seen as moment of uncertainty and expectation and the main criteria for the choice of a HS is its quality and the influence of close friends. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Ensino médio integrado pt_BR
dc.subject Projeto de vida pt_BR
dc.subject Podcast educacional pt_BR
dc.title Podcast educacional como recurso pedagógico: práticas educativas sobre juventude, trabalho e transição para o ensino médio em uma escola de ensino fundamental de Alvorada/RS pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level mestrado pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789738.pdf 1.993Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account