Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Metamorfose em jogo: o corpo e as relações contemporâneas nas aulas de Educação Física

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sonza, Andréa Poletto pt_BR
dc.contributor.author Faé, Janaína Scopel pt_BR
dc.date.accessioned 2022 pt_BR
dc.date.accessioned 2022-11-07T12:53:45Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/725 pt_BR
dc.description.abstract Este estudo trata-se de dissertação fruto de pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Está ligado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. O tema desta versa sobre a contribuição da Educação Física no Ensino Médio Integrado para a formação integral em relação à percepção do corpo nas relações contemporâneas. Pensando no corpo como expressão sócio-cultural e como ele é visto, tratado e regulado pelos sistemas da sociedade, principalmente em relação ao público jovem, o objetivo deste estudo foi analisar as percepções dos(as) docentes do Ensino Médio Integrado do IFRS acerca do estudo das representações do corpo na atualidade. Ainda, propor contribuições nas práticas pedagógicas da Educação Física e construir uma rede de conceitos e significados que auxiliem docentes e estudantes a refletirem criticamente sobre o cenário que se apresenta para o corpo nas mais variadas relações da sociedade. Para estudar o tema proposto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores atuantes no EMI do IFRS, revisão bibliográfica e documental. Verificou-se, através dessa investigação, que o corpo, na visão dos professores, não é um corpo único. É um corpo individual, mas que está inserido em uma sociedade, em uma cultura. Além do mais, em uma concepção ainda fortemente ligada a padrões que são predeterminados, entre eles, o de beleza. Consideram, outrossim, que o corpo na Educação Física é uma temática transversal a praticamente todos os conteúdos da cultura corporal do movimento. A partir desses resultados, foi criado um Produto Educacional como proposta de intervenção lúdica e pedagógica, com o intuito de auxiliar no debate da temática da percepção do corpo com os(as) estudantes. O produto foi desenvolvido em formato de jogo de mesa e apresenta como cenário uma metáfora da metamorfose da lagarta e da borboleta. Passando pelas fases, os(as) jogadores(as) retiram cartas que informam situações relacionadas às representações, imposições e padrões estabelecidos atualmente em relação a corpo e beleza, e os(as) jogadores(as) precisarão encontrar soluções para resolver problemas e desafios que os(as) personagens encontrarem, refletindo sobre suas próprias percepções. en_US
dc.description.abstract This study is about the Master dissertation result of an investigation of the PostGraduation Program in Professional and Technological Education (ProfEPT). It’s connected to Educational Practice in Professional and Technological Education line research. This subject deals with the physical education contribution into the Integrated High School to the integral formation, with respect to body perception in contemporary relations. Thinking of the body as a social and cultural expression and how it’s perceived, dealt and regulated by systems of the society, particularly to the young public, the objective of this study was to analyze the integrated secondary school teachers’ perceptions about representations of the body nowadays. Also, to propose actions in the physical education teachers work and to build a network of concepts and meanings that offer support to professors and students reflecting critically upon the scenario for the body in several society relations. Semi-structured interviews with teachers working at Integrated High School from IFRS were conducted to this study, besides bibliographic and document review. It was found that the body, in the teachers’ view, isn’t a unique body. It’s a singular body, but an integral part of a society, of a culture. Even more so, in a conception still strongly related to patterns that are predetermined, among them, the beauty one. Teachers consider that the body in physical education is a horizontal issue of pretty much every contents of movement body culture. From these results, an educational product has been created, as recreational and educational intervention proposals, in order to assist the discussion of questions about body perceptions with students. The product was developed in the format of a board game, and presents as backdrop the metamorphosis of a caterpillar into a butterfly. Passing through the phases, the players draw cards that report situations concerning representations, impositions and patterns established nowadays related to body and beauty. The players will need to find solutions to solve problems and challenges the characters meet in their journey, reflecting about their own perceptions. en
dc.format.mimetype application/PDF pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Corpo humano na educação pt_BR
dc.subject Educação física pt_BR
dc.subject Ensino médio integrado pt_BR
dc.subject Jogos educativos pt_BR
dc.title Metamorfose em jogo: o corpo e as relações contemporâneas nas aulas de Educação Física pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level mestrado pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789725.pdf 18.14Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account