Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Identidade e pertencimento: um diagnóstico do ensino dos conteúdos locais nos anos iniciais da rede municipal de educação de Capão da Canoa (RS)

Show simple item record

dc.contributor.author Wamser, Angelita de Cássia Fernandes pt_BR
dc.contributor.other Oliveira, Maria Augusta Martiarena de pt_BR
dc.date.accessioned 2022-07-04T22:13:42Z pt_BR
dc.date.available 2022-07-04T22:13:42Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/536 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho é o resultado de uma pesquisa exploratória com o objetivo de caracterizar o ensino dos conteúdos da identidade local – história, geografia, meio ambiente e cultura do município – nos anos iniciais do Ensino Fundamental, isto é, do primeiro ao quinto ano, na rede municipal de educação de Capão da Canoa. Esse município localiza-se no litoral norte do estado do Rio Grande do Sul. Tendo sua economia movimentada pelo turismo, pela construção civil, pelo comércio imobiliário e pelo comércio em geral, tem apresentado grande crescimento populacional nos últimos anos. Acompanhando o crescimento populacional, a procura por vagas nas escolas municipais também cresce, da mesma forma que a aquisição de profissionais da educação para atender essa demanda. Esse fenômeno migratório no contexto da pós-modernidade líquida denunciada por Zygmunt Bauman poderia colocar na berlinda as questões de pertencimento à identidade local e educação para a cidadania. Entretanto, outros fatores também podem influenciar de forma negativa ou positiva o ensino dos conteúdos da identidade local. Neste estudo qualitativo-quantitativo, as percepções dos docentes da rede municipal de ensino foram coletadas através de questionários e entrevistas, tendo sido analisadas à luz das teorias de Bauman, Hall, Candau e outros autores sobre identidade, pertencimento e educação para a cidadania, revelando assim um quadro diagnóstico que pode ter grande utilidade na definição de currículos, programas de formação de professores e políticas públicas para a educação. pt_BR
dc.description.abstract This work is the result of an exploratory research with the objective to characterize the teaching of local identity content - history, geography, environment and culture of the municipality - in the early years of Elementary School, that is, from the first to the fifth year, in the municipal education network of Capão da Canoa. This municipality is located on the northern coast of the state of Rio Grande do Sul. Having its economy driven by tourism, civil construction, real estate and commerce in general, it has shown great population growth in recent years. Following population growth, the demand for places in municipal schools also grows, as does the acquisition of education professionals to meet this demand. This migratory phenomenon in the context of liquid post-modernity denounced by Zygmunt Bauman could put issues of belonging to local identity and education for citizenship in the spotlight. However, other factors can also negatively or positively influence the teaching of local identity content. In this qualitative-quantitative study, the perceptions of teachers from the municipal school system were collected through questionnaires and interviews, having been analyzed in the light of the theories of Bauman, Hall, Candau and other authors on identity, belonging and education for citizenship, revealing thus a diagnostic framework that can be very useful in defining curricula, teacher training programs and public policies for education. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Estudantes do ensino fundamental pt_BR
dc.subject Capão da Canoa (RS) pt_BR
dc.title Identidade e pertencimento: um diagnóstico do ensino dos conteúdos locais nos anos iniciais da rede municipal de educação de Capão da Canoa (RS) pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.local Osório, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Osório pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Educação Básica e Profissional pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789536.pdf 2.130Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account