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Formação continuada: contribuições para os profissionais da educação durante o estágio probatório em instituição federal de ensino

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dc.contributor.advisor Castaman, Ana Sara pt_BR
dc.contributor.author Lunkes, Karen Werlang pt_BR
dc.date.accessioned 2022 pt_BR
dc.date.accessioned 2022-04-20T16:41:27Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/511 pt_BR
dc.description.abstract O trabalho versa sobre as contribuições da formação continuada (FC), com base nos pressupostos teóricos da Educação Profissional e Tecnológica para o desenvolvimento de servidores públicos, especialmente dos profissionais da educação (professores e técnicos administrativos em educação), durante o estágio probatório. O estudo analisou as ações de aperfeiçoamento empreendidas pela Escola de Desenvolvimento de Servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para elaborar, aplicar e avaliar uma FC, de modo a contribuir que os servidores atuem de acordo com os princípios da Administração Pública na consecução da missão e dos objetivos institucionais. A classificação da pesquisa é de natureza aplicada, tipo exploratória-descritiva, com abordagem quali-quantitativa, delineamento caracterizado como bibliográfica, eletrônica e documental, sendo delimitada em estudo de caso. A UFRGS constitui-se no campo de atuação e seu universo os servidores ingressantes desde janeiro de 2018 a julho de 2020 e seus gestores. Utilizaram-se dois questionários de perguntas abertas e fechadas para avaliação da atual Trilha de Aprendizagem Iniciação ao Serviço Público na UFRGS, um enviado à população de 562 servidores e outro a 277 chefias, e os dados do item capacitação do relatório de avaliação de estágio probatório dos técnicos. A análise foi de conteúdo por categoria e estatística descritiva dos dados. Obteve-se amostra de 117 servidores e de 33 gestores. Quanto ao papel da capacitação na formação da identidade profissional e na interação com a Universidade, identificaram-se cinco categorias semânticas: 1) Estrutura Universitária; 2) Acolhimento/Interação Institucional; 3) Aprimoramento Técnico/Docente; 4) Valorização Profissional/Serviço Público; e 5) História/Função Social da UFRGS. Os resultados evidenciam traços culturais compartilhados que indicam a relevância de se conhecer a instituição e o serviço público na construção da identidade profissional e institucional dos profissionais da educação. O produto educacional constitui-se em livro eletrônico intitulado “Trilha de aprendizagem iniciação dos profissionais da educação ao serviço público na UFRGS: um guia sobre os percursos institucionais”. A trilha de aprendizagem elaborada é direcionada aos profissionais da educação em estágio probatório e configura-se em uma FC baseada no trabalho como princípio educativo e na formação humana integral. Os conteúdos organizam-se em eixos temáticos, abordando diferentes dimensões da vida funcional, profissional e pessoal: 1) Acolhimento e Identificação Profissional; 2) Conhecendo a UFRGS; 3) Serviço Público; 4) Desenvolvimento nas Carreiras; e 5) Instrumentalização para o trabalho. O percurso educativo é flexível e disponibiliza diferentes recursos de aprendizagem e formas de interação com os temas. A avaliação coletiva do material ocorreu por questionário dirigido aos participantes e representantes da gestão de pessoas da UFRGS. Assim, mediante a Educação Profissional e Tecnológica, o presente estudo e produto têm o propósito de contribuir para o desenvolvimento significativo dos sujeitos e a construção de uma identidade profissional, em direção à formação de trabalhadores capazes de promover transformações do meio social e cultural no qual estão inseridos. pt_BR
dc.description.abstract The work is about the contributions of continuing education based on the theoretical assumptions of Professional and Technological Education to the development of public servants, especially education professionals (teachers and administrative technicians in education) during the probationary period. The study analyzed the improvement actions undertaken by the School of Development of Servants of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) to prepare, apply and evaluate continuing education in order to contribute to the public servers‟ performances in accordance with the principles of the Public Administration in the achievement of the institutional mission and objectives. The type of the research is applied and exploratory-descriptive with qualitative and quantitative approaches, designed as bibliographic, electronic and documentary, delimited in a case study. UFRGS is its field of action and its universe is the incoming servers from January 2018 to July 2020 and their managers. Two open and closed-question questionnaires were used to assess the current Learning Trail Initiation to Public Service at UFRGS, one sent to a population of 562 servants and another one to 277 managers, and the data from the training item of the probationary period evaluation report of the technicians. The analysis was of content by category and descriptive statistics of the data. A sample of 117 servers and 33 managers was obtained. As for the role of training in the formation of professional identity and interaction with the University, five semantic categories were identified: 1) University Structure; 2) Institutional Reception/Interaction; 3) Improvement of Technicians/Teachers; 4) Valuation of Professional/Public Service; and 5) UFRGS History/Social Function. The results show shared cultural traits that indicate the relevance of knowing the institution and the public service in the construction of the professional and institutional identity of education professionals. The educational product is an electronic book entitled “Learning trail, initiation of education professionals to public service at UFRGS: a guide on institutional paths”. The elaborated learning path aims at education professionals in a probationary period and configures in a continuing education based on work as an educational principle and on integral human formation. The contents are organized into thematic axes covering different dimensions of functional, professional and personal life: 1) Professional Reception and Identification; 2) Knowing UFRGS; 3) Public Service; 4) Career Development; and 5) Instrumentation for work. The educational path is flexible and offers different learning resources and ways of interacting with the themes. The collective evaluation of the material took place through a questionnaire addressed to the participants and representatives of UFRGS' people management department. Thus, through Professional and Technological Education, this study and product intend to contribute to the significant development of subjects and the construction of a professional identity towards the training of workers capable of promoting transformations in the social and cultural environment in which they are. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Ensino profissional pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.title Formação continuada: contribuições para os profissionais da educação durante o estágio probatório em instituição federal de ensino pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Mestrado pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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