dc.contributor.advisor |
França, Maria Cristina Caminha de Castilhos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Martins, Rodrigo Nolte |
|
dc.date.accessioned |
2021 |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2022-02-24T18:24:22Z |
|
dc.date.available |
2022-02-24T18:24:22Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/501 |
|
dc.description.abstract |
Esta dissertação trata de reflexões e alternativas para o desenvolvimento e o acesso à produção cultural na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de dinâmicas educativas, com viés da transversalidade. Esta proposta objetiva que a dimensão cultural na EPT traga estímulos para o processo de profissionalização no universo das artes e das indústrias criativas. Como metodologia, o trabalho se configura como uma pesquisa qualitativa e de natureza aplicada, através de entrevistas semiestruturadas e interações mediadas tecnologicamente que, por conta da pandemia, focam em educadores e técnico como interlocutores do Campus Osório, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A proposta metodológica apresenta ainda aprofundamento teórico e pesquisa bibliográfica sobre os diversos elementos implicados na relação da arte e da produção cultural com a EPT. Para balizar o presente estudo, elegem-se os eixos metodológicos a partir de Paulo Freire (1982, 2002) e de Gabriel Kaplún (2003, 2008); e, como aporte de referenciais teóricos na EPT, citam-se Ciavatta (2012), Ramos (2014), Araujo (2015) e Frigotto (2008). A pesquisa resultou no desenvolvimento de um produto educacional, concretizado em um guia sobre indústrias criativas, produção e projetos culturais e artísticos e suas possibilidades na EPT. O produto em questão foi avaliado por sujeitos envolvidos com a EPT, com o campo das artes ou atuantes na produção cultural do Rio Grande do Sul. |
en_US |
dc.description.abstract |
This dissertation deals with reflections and alternatives for the development and access to cultural production in Professional and Technological Education (EPT
in Brazil), through educational dynamics, with a transversality bias. This proposal aims for the cultural dimension in EPT to bring incentive to the professionalization process in the universe of arts and creative industries. As a methodology, the
work is configured as a qualitative research of an applied nature, through semistructured interviews and technologically mediated interactions that, due to the
pandemic, focus on educators and technicians as interlocutors of Campus Osório, from the Federal Institute of Rio Grande do Sul. The methodological proposal also presents theoretical deepening and bibliographic research on the
various elements involved in the relationship between art and cultural production with EPT. To guide this study are chosen the methodological axes of Paulo Freire
(1982, 2002) and Gabriel Kaplún (2003, 2008); and, as a contribution of theoretical references in the EPT are cited Ciavatta (2012), Ramos (2014), Araujo (2015) and Frigotto (2008). The research resulted in the development of an educational product, materialized in a guide on creative industries, production
and cultural and artistic projects and their possibilities in the EPT. The product in question was evaluated by people involved with the EPT, with the field of arts or
active in cultural production in Rio Grande do Sul, south of Brazil. |
en_US |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.title |
Arte, cultura e produção cultural na formação humana integral: concepções e práticas na Educação Profissional e Tecnológica |
en_US |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado |
pt_BR |
dc.degree.date |
2021 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |