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Comunidade de prática virtual e Educação Profissional e Tecnológica: um guia prático a partir da experiência CoP-GFi no IFRS

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dc.contributor.author Baronio, Jonas pt_BR
dc.contributor.author Nichele, Aline Grunewald pt_BR
dc.date.accessioned 2022-02-17T19:36:27Z pt_BR
dc.date.available 2022-02-17T19:36:27Z pt_BR
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.isbn 978-65-5950-020-8 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/494 pt_BR
dc.description.abstract Este produto educacional (Comunidade de Prática Virtual e EPT: um guia prático a partir da experiência da CoP-GFi no IFRS) está vinculado ao ProfEPT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Porto Alegre. Este guia é resultado de uma pesquisa que investigou como a aprendizagem colaborativa por meio de uma comunidade de prática virtual (VCoP) de servidores do IFRS, pode contribuir para aperfeiçoar a práxis e para a solução de problemas cotidianos na gestão e fiscalização de contratos terceirizados com dedicação exclusiva de mão de obra, e que seja contributiva na formação humana integral de seus membros. A VCoP instituída no IFRS é direcionada para servidores que atuam como gestores e fiscais de contratos administrativos terceirizados com dedicação exclusiva de mão de obra, por meio de uma página "wiki" na internet, contendo fóruns, espaço de postagens em formato de "blog" e repositório de documentos, aliado a reuniões síncronas virtuais. A VCoP de gestores e fiscais de contratos administrativos terceirizados do IFRS (CoP-GFi) é uma ferramenta que oportuniza a aprendizagem organizacional colaborativa no IFRS, conduzida para que as interações solucionem questões de trabalho, como local de construção e disseminação de conhecimento. A CoP-GFi inclui ainda a perspectiva da formação humana integral. Este guia tem por objetivo fornecer orientações para a instituição de VCoP em ambientes de trabalho. Por isso, apresentamos conceitos gerais de CoP, o que foi efetivamente realizado na CoP-GFi, princípios para o desenvolvimento de CoP e passos a serem seguidos, tais como: criar uma página, convidar pessoas, conhecer os membros, definir uma estratégia, disponibilizar conteúdos, criar e conduzir fóruns, realizar reuniões síncronas, entre outros. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access (by-nc-sa) pt_BR
dc.subject Ensino profissional pt_BR
dc.subject Contratos pt_BR
dc.subject pt_BR
dc.subject Aprendizagem organizacional pt_BR
dc.title Comunidade de prática virtual e Educação Profissional e Tecnológica: um guia prático a partir da experiência CoP-GFi no IFRS pt_BR
dc.type livro digital pt_BR
dc.degree.program Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT pt_BR


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