Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O ensino de filosofia a partir do cinema

Show simple item record

dc.contributor.author Magarinus, Rodrigo pt_BR
dc.contributor.author Castaman, Ana Sara pt_BR
dc.date.accessioned 2022-02-17T18:57:16Z pt_BR
dc.date.available 2022-02-17T18:57:16Z pt_BR
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.isbn 978-65-86734-59-1  pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/491 pt_BR
dc.description.abstract Entende-se que a formação humana integral deve ser o objetivo maior de toda educação escolar. Por formação integral admite-se uma educação que contemple o desenvolvimento de todas as dimensões da existência humana e não apenas a aquisição de conhecimentos e habilidades técnicas e instrumentais, úteis para a laboralidade. Para tanto, acredita-se na necessidade de se promover práticas pedagógicas de ensino consoantes a esta proposta. Logo, o ensino de filosofia tem papel fundamental no desenvolvimento dos múltiplos aspectos a que se pretende em uma formação integral e, entre as diversas possibilidades de práticas pedagógicas para o ensino, o cinema se apresenta com grande potencial. Diante do exposto, a presente pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, procurou compreender os fundamentos e as bases conceituais das práticas pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com a finalidade de elaborar uma proposta de ensino para a filosofia, a partir do cinema, privilegiando assim, a promoção da formação humana integral no ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP). Para tanto, o estudo se caracterizou como de natureza aplicada, do tipo exploratório, a partir de uma abordagem quali-quantitativa. Seu delineamento para a coleta e a análise dos dados compreendeu pesquisa bibliográfica, eletrônica e documental. Considerou-se o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul como o campo de atuação e o seu universo os professores da área de Filosofia que atuam no EMIEP. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line semi-estruturado. A análise das informações foram de conteúdo por categoria e descritiva dos dados. O produto educacional resultante da pesquisa consistiu em um conjunto de vídeos contendo análises filosóficas de filmes, direcionados a professores e estudantes, dispostos em um canal de vídeos na internet. O embasamento teórico que orientou a pesquisa abrangeu, além de autores que fundamentam por meio de uma perspectiva histórico-crítica a EPT e a formação humana integral, a concepção de filosofia a partir dos filósofos franceses Deleuze e Guattari e as implicações desta para o ensino de filosofia, sobretudo, a partir de Sílvio Gallo. Acredita-se que, com os resultados obtidos, foi possível disponibilizar às instituições de ensino da EPT um produto educacional, inscrito enquanto uma proposta de ensino, que permita incentivar a elaboração e a implementação de práticas pedagógicas que envolvam o cinema no ensino de filosofia, comprometidas com a formação integral dos estudantes. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access (by-nc-sa) pt_BR
dc.subject Filosofia (Ensino médio) pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title O ensino de filosofia a partir do cinema pt_BR
dc.type vídeo pt_BR
dc.degree.program Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789491.pdf 5.944Kb PDF View/Open Links

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account