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Comunidade de prática, aprendizagem organizacional de forma colaborativa e formação humana integral: um estudo na práxis de Gestão e Fiscalização de contratos do IFRS

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dc.contributor.advisor Nichele, Aline Grunewald pt_BR
dc.contributor.author Baronio, Jonas pt_BR
dc.date.accessioned 2022-02-03T14:14:19Z pt_BR
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/479 pt_BR
dc.description.abstract Comunidades de prática (CoPs) e comunidades de prática virtuais (VCoPs) são ferramentas de gestão do conhecimento utilizadas para propiciar a aprendizagem organizacional de forma colaborativa. A gestão e fiscalização de contratos administrativos são atividades necessárias para estabelecer o cumprimento de objetivos definidos nas contratações públicas. Nesse cenário, o objetivo dessa pesquisa foi investigar como a aprendizagem organizacional de forma colaborativa, por meio de uma VCoP de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), pôde contribuir para aperfeiçoar a práxis e para a solução de problemas cotidianos na gestão e fiscalização de contratos terceirizados com dedicação exclusiva de mão de obra, contribuindo na formação humana integral (FHI) de seus membros. A pesquisa teve natureza qualitativa e descritiva, foi desenvolvida pela metodologia da pesquisa-ação e pelas pesquisas bibliográfica e documental. Teve como principais referenciais teóricos Lave, Wenger (1991), Wenger (2000, 2020) e Schlemmer et. al (2012) para CoPs; e Frigotto (2012), Frigotto, Ciavatta (2012) e Guará (2006) para FHI. Além das pesquisas bibliográfica e documental, os dados se originaram da aplicação de questionários, da observação participante e dos registros textuais da VCoP, denominada Comunidade de Prática Virtual de Gestores e Fiscais de Contratos Administrativos Terceirizados do IFRS (CoP-GFi). A análise de conteúdo foi utilizada para a análise de dados textuais dos questionários, das interações ocorridas na CoP-GFi e da observação participante. Os resultados da pesquisa permitiram conhecer a legislação aplicada à gestão e à fiscalização de contratos, conhecer CoPs e suas contribuições para instituições públicas e para a FHI, e apontaram que a CoP-GFi propiciou a solução de problemas cotidianos, aperfeiçoou a práxis da gestão e fiscalização de contratos no IFRS, promoveu benefícios aos membros e ao IFRS e foi capaz de contribuir para a FHI. A partir da pesquisa, foi elaborado um produto educacional em forma de guia, que orienta o desenvolvimento de VCoPs em ambientes de trabalho na perspectiva da FHI. pt_BR
dc.description.abstract Communities of Practice (CoPs) and Virtual Communities of Practice (VCoPs) are knowledge management tools used to enable organizational learning in a collaborative way. The management and inspection of administrative contracts are activities necessary to establish the fulfillment of objectives defined in public contracts. In this scenario, the objective of this research was to investigate how organizational learning in a collaborative way, through a VCoP of servers from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS), could contribute to improve the praxis and to the solution of daily problems in the management and inspection of outsourced contracts with exclusive dedication of labor, contributing to the integral human formation (FHI) of its members. The research had a qualitative and descriptive nature, was developed through the methodology of action research and bibliographical and documentary research. Its main theoretical references were Lave, Wenger (1991), Wenger (2000, 2020) and Schlemmer et. al (2012) for CoPs; and Frigotto (2012), Frigotto, Ciavatta (2012) and Guará (2006) for FHI. In addition to the bibliographic and documentary research, the data originated from the application of questionnaires, participant observation and textual records of the VCoP, called the IFRS Virtual Community of Practice of Managers and Supervisors of Outsourced Administrative Contracts (CoP-GFi). Content analysis was used to analyze textual data from the questionnaires, interactions that took place in the CoP-GFi and participant observation. The research results allowed us to know the legislation applied to the management and inspection of contracts, to know CoPs and their contributions to public institutions and to the FHI, and showed that the CoP-GFi provided the solution to daily problems, improved the praxis of management and IFRS contract enforcement, promoted member and IFRS benefits, and was able to contribute to FHI. From the research, an educational product in the form of a guide was created, which guides the development of VCoPs in work environments from the perspective of FHI. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Ensino profissional pt_BR
dc.subject Contratos pt_BR
dc.subject Aprendizagem organizacional pt_BR
dc.title Comunidade de prática, aprendizagem organizacional de forma colaborativa e formação humana integral: um estudo na práxis de Gestão e Fiscalização de contratos do IFRS pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level mestrado pt_BR
dc.degree.date 2021 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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