Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A atuação dos servidores da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul para expansão do projeto “Educação Sanitária na Escola”

Show simple item record

dc.contributor.advisor Nichele, Aline Grunewald pt_BR
dc.contributor.author Pinto, Elaine dos Santos pt_BR
dc.date.accessioned 2022-01-21T12:38:48Z pt_BR
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/473 pt_BR
dc.description.abstract A Educação em Saúde é um dos ramos de atuação em saúde pública que tem por objetivo informar e educar a população sobre a promoção de hábitos saudáveis e a prevenção de doenças. No campo da agropecuária, há ainda a Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, que objetiva a apropriação de conhecimentos e a conscientização a respeito de doenças que acometem animais de produção ou plantas, trabalhando conceitos sobre sanidade animal e vegetal, saudabilidade de alimentos, entre outros. Esta pesquisa investigou de que forma os fiscais estaduais agropecuários e servidores das inspetorias de defesa agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul podem atuar como agentes disseminadores da Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, em escolas de ensino básico, como intermediadores do projeto criado pela secretaria em 2010, o “Educação Sanitária na Escola”. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, com referencial teórico da Educação Profissional e Tecnológica baseado no trabalho como princípio educativo (Ciavatta, Gramsci, Saviani, Frigotto), formação humana integral (Ciavatta, Ramos), educação não formal (Gohn, Libâneo, Gadotti, Jacobucci), competência como práxis (Kuenzer) e Educação Popular em Saúde (Freire). À luz desse referencial, nota-se que a Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, embora ainda incipiente, tem potencial de aderência com as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ao se aproximar da Educação Popular em Saúde. A partir de entrevistas com os servidores que atuam na Educação Sanitária, foi elaborado um produto educacional, o website EduSan Agro, criado para ser um guia para a construção de projetos locais de Educação Sanitária e como apresentá-los às secretarias municipais de Educação e escolas de suas localidades, ampliando a base de atuação do “Educação Sanitária na Escola”. O produto educacional oriundo da pesquisa conquistou seu objetivo junto ao público-alvo, estabelecendo-se como uma ferramenta de apoio ao trabalho desses profissionais, com perspectivas futuras de ampliação por meio da construção coletiva com esses servidores. pt_BR
dc.description.abstract Health Education is one of the fields of action in public health that aims to inform and educate the population about the promotion of healthy habits and disease prevention. In the field of agriculture, there is also Health Education in Agricultural Defense, which aims at appropriating knowledge and raising awareness about diseases that affect farm animals or plants, working on concepts about animal and plant health, food health, among others. This research investigated how state agricultural inspectors and civil servants of agricultural defense inspectorates of the Secretariat of Agriculture, Livestock and Rural Development of Rio Grande do Sul can act as dissemination agents for Health Education in Agricultural Defense in elementary schools, as intermediaries for a project created by the secretariat in 2010, “Educação Sanitária na Escola”. This is a case study, with a qualitative and exploratory approach, with a theoretical framework of the Professional and Technological Education based on work as an educational principle (Ciavatta, Gramsci, Saviani, Frigotto), integral human formation (Ciavatta, Ramos), non-formal education (Gohn, Libâneo, Gadotti, Jacobucci), competence as praxis (Kuenzer) and Popular Health Education (Freire). In light of this framework, it is noted that Health Education in Agricultural Defense, although still incipient, has the potential to adhere to the conceptual bases of the PTE, when approaching Popular Health Education. Based on interviews with public servants who work in Health Education, an educational product was created, the EduSan Agro website, created to act as a guideline for the construction of local Health Education projects and how to present them to municipal departments of Education and schools in their localities, expanding the base of action of “Educação Sanitária na Escola”. The educational product from the research achieved its objective with the target audience, establishing itself as a tool to support the work of these professionals, with future prospects for expansion through collective construction with these servers. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Educação sanitária pt_BR
dc.subject Ensino básico pt_BR
dc.title A atuação dos servidores da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul para expansão do projeto “Educação Sanitária na Escola” pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level mestrado pt_BR
dc.degree.date 2021 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789473.pdf 13.66Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account