Abstract:
|
Este produto educacional é parte da pesquisa desenvolvida no curso de mestrado profissional em educação profissional e tecnológica, que buscou estudar as possibilidades de integração dos trabalhadores terceirizados nos Institutos Federais de Educação, e de que maneira estas Instituições colocam ou podem colocar em prática a premissa do trabalho como princípio educativo. Esta pesquisa, que se inscreve na perspectiva de estudo de caso, teve como foco um grupo de terceirizados de um dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Para a produção de dados realizamos entrevistas e questionários com terceirizados, servidores, diretores de administração e com o procurador federal do IFRS. Com esta pesquisa pretende-se contribuir na perspectiva de construir um ambiente profissional que valorize o trabalhador terceirizado, para que ele se sinta parte da Instituição colocando em prática o trabalho como princípio educativo e valorizando o ser humano através de uma educação integral. A partir dos resultados foi elaborado um vídeo educacional para contribuir na ambientação e integração dos terceirizados com a instituição. |